Seca - Neal Shusterman e Jarrod Shusterman - Opinião e vídeo extra

By Beatriz Sousa - 16:42

*Post apoiado pela Saída de Emergência


Olá!!
Hoje trago-vos a minha opinião sobre o livro Seca que me foi oferecido pela Saída de Emergência e eu quero desde já mencionar que estou muito entusiasmada e feliz por ter lido este livro. Nunca tinha lido nada destes autores, mas já tinha ouvido falar de uma outra trilogia do Neal chamada Scythe. Aliás, já comecei a ouvir o primeiro livro em audiobook e também estou a gostar.


Opinião

Como podem entender pelo título do livro, Seca é sobre um período terrível de falta de água na Califórnia, nos EUA. Este período já estava previsto há bastante tempo, mas nunca se esperava que pudesse realmente acontecer. Penso que acima de tudo este livro é muito importante para refletirmos sobre a importância da água e como a nossa vida é ameaçada e reduzida a zero sem ela. O que é que nós podemos fazer sem água? Nada! A água é a base de toda a nossa vida.

Seca enquadra-se no género de uma ficção especulativa, porque se baseia na realidade para criar uma história ficcional. Ou seja, neste caso não se deu mesmo uma crise de água na Califórnia, mas esta já surgiu em vários países. Aliás, de momento há uma grave crise na Índia. Por isso, não devemos pensar que aborda algo irreal e com o qual não nos devemos preocupar.

Ao longo do livro conhecemos vários personagens que estão interligadas e lemos de acordo com os seus pontos de vista. Não posso dizer que tenho um personagem preferido, porque gostei de todos. Seca, mostra como o ser humano reage em momentos de crise e como por vezes essa reação pode não ser muito boa. Tal como eu digo no vídeo (em baixo) existem três tipos de pessoas nestas crises: as que desistem, as que procuram o bem e as que preferem o mal. As últimas páginas do livro foram muito uma aventura numa montanha russa. Muita coisa a acontecer e eu já a fazer figas para que não tivesse um fim como eu estava a prever. Os autores não quiseram fazer-me ficar mais nervosa e deram um bom fim ao livro e ainda bem, porque eu já estava a ficar com medo.

Adorei este livro! Dei-lhe 5 estrelas e posso dizer que entrou para os meus favoritos do ano. Sem dúvida que é uma leitura que eu recomendo a toda a gente, nem que seja para pensar no que pode vir a acontecer em Portugal e no mundo. Um alerta para que poupemos água e para que estejamos mais atentos ao que se passa à nossa volta. Já ouvimos várias vezes notícias de países que tiveram uma crise de água e que as pessoas quando abriam as torneiras não saía uma gota e também não podiam ir aos supermercados. Contudo, acho que nunca pensamos que isso podia nos acontecer. Num momento em que a Europa está a sofrer uma vaga de calor, devemos pensar que não somos assim tão incólumes.

Deixo-vos aqui o meu vídeos onde falo um pouco mais sobre o livro.


Imagem relacionada

  • Share:

Sugeridos

9 Comentários

  1. Confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro, mas já me deixaste curiosa! Pela tua descrição, parece-me um livro mesmo pertinente *-*

    ResponderEliminar
  2. Bia, fiquei mesmo com muito interesse em ler, apesar de nunca ter ouvido falar!
    Uma boa semana para ti! 😛

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar, mas faz o meu género de leitura! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Olá Bea! Nunca li nenhum livro dessa editora, nem um sequer. É uma questão importante mas a gente só se lembra dela quando as notícias falam de seca. Há muitos avisos para a possibilidade de secas severas a breve tevho, tipo 10-20 anos, para a Península Ibérica, e, a longo termo, até desertificação do sul. Por isso, ler esse tipo de narrativa deve fazer arrepiar os leitores, sim! Em Espanha, em tempo de seca, eles podem reter a água e ela não desce.Isto é uma realidade dentro de Espanha. Lembro-me disso ser notícia em 2017, ano que a seca foi severa. Havia problemas entre pelo menos duas regiões, províncias, ameaças e tudo, com intervenção do Governo para apaziguar os ânimos.Entre Espanha e Portugal existe uma convenção que regula a água das barragens, não me lembro o nome. E ela, como convenção, é obedecida, mas também pode não o ser: basta que eles precisem de água desesperadamente! Podias fazer uma postagem sobre audiobooks? Que plataforma usas? Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o livro, mas deixaste-me curiosa.
    É de facto um tema que devia receber toda a nossa atenção, levando-nos a combater o desperdício que muitas vezes faz parte dos nossos dias.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. A forma como descreveste deu-me imensa vontade de ler o livro! Parece ser super interessante :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Desculpe-me, mas apenas para dizer-lhe que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos de dinheiro para todas as pessoas sérias e honestas, a fim de aumentar o seu negócio ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% por ano.
    Para mais informações, por favor contacte-nos por e-mail ou WhatsApp.

    E-mail: ( simondurochefort@gmail.com )
    WhatsApp: +33756949346

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.