Magníficos Estranhos - Elizabeth Klehfoth - Opinião

By Beatriz Sousa - 14:48

*Post apoiado pela Leya Online
Olá!
Hoje trago-vos a minha opinião sobre a minha mais recente leitura que é o Magníficos Estranhos de Elizabeth Klehfoth. Como já referi várias vezes, não tenho por hábito ler a sinopse dos livros e este não foi excepção. Assim sendo, o que mais me fez querer ler este livro foi a sua capa (temos de admitir que é muito bonita) e o facto de ser popular na Internet. Este livro tem as letras grandes, por isso não se assustem com as suas 462 páginas, pois não é assim tão grande. A autora apresenta-nos um livro para jovens adultos que se pode inserir, a meu ver, na categoria de mistério.


Opinião

A minha leitura foi um pouco lenta, no entanto, a meio do livro, comecei a gostar da história e a criar teorias na minha cabeça sobre o que iria acontecer. A mãe da Charlie desapareceu sem deixar rasto e ao longo do livro lemos as versões da Charlie, do pai dela, da mãe dela e de outras personagens sobre o que aconteceu. Apesar de não gostar de livros divididos por personagens, neste caso foi importante para entender o que se estava a passar e também para encontrar pistas que permitiram resolver o caso. Porque é que a Grace desapareceu? Será que ela desapareceu mesmo? Estas são as perguntas que se mantêm quase até ao fim do livro.

Penso que a história se tornou um pouco óbvia e foi isso que me fez não adorar este livro. A meio do mesmo já conseguia prever o que tinha acontecido e quem era o culpado. Para além disto, outra coisa que me fez um pouco confusão e que não gostei de todo foi o facto da Charlie, uma miúda do 10º ano, falar com os colegas com uma linguagem ora formal ora informal. Fiquei muito confusa quando ela falava com os colegas como se estivesse a falar com um professor. Foi outra personagem que disse isto, mas não deixa de ser estranho. «As camadas duras que envolvem essas dragueias vêm de uma resina excretada por insetos.» Porque não dizer simplesmente que a cor desses m&m's vêm de insetos esmagados? Era mais fácil, não?

Um elemento chave da história é o A, a sociedade secreta da elite da escola, mas que toda a gente sabe que existe, até mesmo o diretor da escola. Esta sociedade é mesmo algo à americano! É claro que este meu pensamento deriva das influências dos filmes e livros americanos, mas estava mesmo à espera que este tipo de grupos secretos existissem num colégio para alunos milionários. Quando penso nas Universidades americanas para a elite, também penso nestes grupos ridículos onde se tem de fazer desafios ainda mais parvos. Até há um filme americano chamado Sociedade Secreta dos anos 2000.

No geral, esta leitura foi interessante, mas achei que a história podia ser melhor e que o final era demasiado evidente. O livro permite-nos entender (creio que toda a gente já sabe) que o dinheiro não compra a felicidade. Neste caso, aprendemos também que este tipo de sociedades que ameaçam professores e alunos para se auto-beneficiarem são desprezíveis e que é necessário alguém com muita coragem para as denunciar. Uma vez que, possuem muito poder e conseguem acabar literalmente com vidas de inocentes. Entendo que este livro é para jovens adultos e por isso tenta ser mais simples e tem uma personagem é adolescente para que o leitor se identifique com ela, mas há coisas com as quais nenhum adolescente ou jovem adulto se iria identificar...

Já leram este livro? Qual é a vossa opinião sobre este tipo de clubes?


  • Share:

Sugeridos

5 Comentários

  1. Não conhecia este livro, mas de facto a capa é muito bonita. Lamento que não tenha sido muito do teu agrado... Agora estou a pensar na frase dos M&M's... 😅

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este livro, mas fiquei com sensações mistas. Por um lado, a premissa parece-me interessante, mas, por outro, os aspetos menos positivos melindraram a minha vontade de ler :/

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Desculpe-me, mas apenas para dizer-lhe que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos de dinheiro para todas as pessoas sérias e honestas, a fim de aumentar o seu negócio ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% por ano.
    Para mais informações, por favor contacte-nos por e-mail ou WhatsApp.

    E-mail: ( simondurochefort@gmail.com )
    WhatsApp: +33756949346

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.