Lá, Onde o Vento Chora - Delia Owens - Opinião

By Beatriz Sousa - 14:01

* Post apoiado pela Porto Editora

Olá!

Hoje trago-vos a minha opinião sobre o livro Lá, Onde o Vento Chora de Delia Owens que me foi cedido pela Porto Editora. Eu recebi este livro em agosto e todos os dias dizia que ia começar a ler, mas depois pegava sempre noutro livro e esquecia-me deste. Pois bem, agora no início de setembro decidi que não podia esperar mais e ainda bem que o li.


Opinião

Toda a história gira à volta do pântano e de uma menina chamada Kya e ao longo do livro entendemos que a autora tem imensos conhecimentos científicos sobre a vida no pântano e os animais, no geral. Todos estas informações enriquecem o livro e a nossa leitura, pois vamos aprendendo que um pântano não é uma zona morta e que pode ser facilmente destruída. Há todo um sistema de biodiversidade que o engloba e que apesar de parecer uma zona feia e sem interesse, é cheia de vida e de segredos.

Kya é uma menina que vive a toda isolada no pântano, desde cedo que é abandonada por toda a gente e é assustador pensar numa criança de 7 anos a viver sozinha, sem a orientação de ninguém. O leitor fica com o coração partido só de acompanhar os dias de Kya e de se imaginar na mesma situação. Contudo, este isolamento faz com que Kya se desenvolva e se transforme numa das minhas personagens favoritas de todo o sempre. Este livro é sobre luta, amor, confiança, solidão e a cima de tudo o medo. Tive medo por Kya em várias ocasiões, mas ela conseguia sempre ultrapassar tudo ou quase tudo.

Fico tão grata por ter lido este livro, foi algo que me preencheu e que me deixou a pensar em quantas Kyas existem por este mundo fora. Fiquei a pensar sobre como o ser humano é terrível e como julgamos as pessoas, como gozamos com as pessoas em vez de as ajudarmos. Como somos tão mesquinhos e somos capazes de ver uma criança ou seja quem for isolado e a necessitar de ajuda, mas em vez de os ajudarmos e reintegrarmos na sociedade, somos capazes de os afastarmos ainda mais para ficarem na sua mini bolha sozinhos.

Em suma, adorei este livro. É mais um para o meu top de livros favoritos do ano e aconselho toda a gente a ler esta história maravilhosa sobre a Kya, uma menina que se transforma numa bela mulher independentemente do isolamento que os outros lhe provocam.

Sinopse

«Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. E à medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida.O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove.
E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. E o impensável acontece.

Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos, e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.» in Porto Editora

  • Share:

Sugeridos

3 Comentários

Elimino comentários ofensivos.