Onde e como é que posso ouvir Audiobooks?

By Beatriz Sousa - 21:59

Olá!

Neste post, mencionei que tinha começado a ouvir um Audiobook que era Scythe de Neal Shusterman e de Jarrod Shusterman. A pedido da Belinha (sei que estou atrasada) vim explicar-vos como é que faço para ouvir Audiobooks. Em primeiro lugar devo mencionar que não é fácil ouvir Audiobooks, aliás demorei algum tempo a habituar-me e mesmo assim tenho dificuldades com alguns livros. No meu caso, ouço em inglês, mas como sei que alguns de vós não lêem em inglês tentei encontrar aplicações e sites que permitam ouvir em português.

Onde posso ouvir Audiobooks?

Esta plataforma é a mais conhecida no campo dos Audiobooks. A Audible faz parte da Amazon e permite um trial de 30 dias gratuitos, onde podemos escolher um ebook para ouvir totalmente de graça. Depois do trial pagam 7.99 libras por mês e podem cancelar a qualquer momento, mesmo depois de cancelar mantêm os livros que compraram e podem ouvir tanto online como offline. Encontram também podcasts e podem ouvir em qualquer sítio e em qualquer dispositivo. A maior parte dos livros são em inglês, mas encontram alguns em português e noutras línguas. Algo que eu gostei muito foi o facto de podermos ouvir uma amostra antes de comprarmos o livro.
Nunca usei esta plataforma, mas sei que é das melhores no mercado e penso que quando começar a trabalhar vou subscrever. Acho que vale mesmo a pena.


O Audiobooks é o principal concorrente da Audible. Ao contrário da Audible, temos direito a dois livros no nosso free trial de 30 dias. De acordo, com a plataforma podemos escolher um livro dos títulos premium e um da seleção vip. Por mês paga-se uma subscrição de 14.95 dólares. Tal como anterior pode-se ouvir em qualquer lado e tanto online como offline.

O Scibd inclui revistas e ebooks, no entanto tal como os anteriores é necessário fazer uma subscrição dos serviços de 8.99 euros por mês. Podem usar de graça durante 30 dias e têm livros em português do Brasil, aliás têm livros muito recentes, uma vez que aposta muito no Brasil. Podem cancelar a subscrição a qualquer momento e podem ouvir em qualquer lugar e a qualquer momento.

Aqui temos uma opção gratuita, para quem não quer gastar dinheiro. O LibriVox é composto por vários voluntários que gravam as suas leituras dos livros e, por isso mesmo, pode não ser tão bom quanto outras plataformas que têm Audiobooks feitos por profissionais. No entanto, creio que é uma boa aposta para quem se quer aventurar neste mundo. Devo mencionar que já possui 181 livros em português, sendo que alguns podem ser em português do Brasil, mas é o melhor que encontrei. (Encontrei Amor de Perdição que a meu ver é uma vitória!) Há que ter em conta que em Portugal os Audiobooks ainda não são bem vistos como uma aposta, por isso não há muita escolha. No Brasil, os Audiobooks e Podcast estão a ter muito sucesso, pelo que encontram várias aplicações que livrarias como a Saraiva que possuem Audiobooks.

  • 5. Opção de ler em voz alta

Esta "técnica" pode não funcionar em todos os ebooks, mas a maior parte tem a opção ler em voz alta, pelo que sempre podem tentar usar o narrador do ebook para ouvirem a história. Devo mencionar que não é muito fiável.

Esta não é a mais honesta, nem a mais legal, mas vou deixar aqui na mesma. No YouTube encontram vários Audiobooks, mas é necessário ter "sorte" para que sejam do nosso agrado e para que estejam no modo público. Eu quando ouvi Scythe foi no YouTube e devo dizer que por várias razões. Em primeiro lugar, se forem a fazer o download ficam com um ficheiro gigante no pc ou no telemóvel, têm de ter internet e é fácil nos perdermos no meio de um áudio de 10 horas. Eu costumo guardar os minutos onde fiquei num post-it e depois procuro no vídeo. Se procurarem encontram de vários livros e às vezes a qualidade de gravação é muito boa, mas não encontram de TODOS os livros como é óbvio. 


No próximo post vou vos dar algumas dicas para ouvir Audiobooks de forma simples e fácil. Caso tenham alguma dúvida comentem aqui para eu poder ajudar-vos e também saber o que devo mencionar.

    • Share:

    Sugeridos

    7 Comentários

    1. É um hábito que não tenho, confesso, mas esta tua publicação é bastante útil!

      ResponderEliminar
    2. Excelente publicação, Bea. Muito elucidativa! Obrigada!

      ResponderEliminar
    3. Bea, achei a tua publicação muito útil, mas sinceramente eu não gosto de ouvir Audiobooks... 😛

      ResponderEliminar
    4. Obrigada pelas dicas! Ajudou imenso ter esta listinha de sites possíveis para ouvir audiobooks ❤

      Lovable Maria | Instagram | Youtube

      ResponderEliminar
    5. Ainda não me sinto à vontade de me lançar para os audiobooks

      ResponderEliminar
    6. Até agora, já experimentei uns 3 audiobooks, dois enquanto lia o livro ao mesmo tempo ou ia alternando, e apenas um que ouvi do início ao fim. Distraio-me imenso com eles e ainda não arranjei a técnica perfeita! Por isso, não pagar por esse serviço parece-me perfeito, porque não se torna um compromisso. Tenho de experimentar a LibriVox! Como é que costuma ser a qualidade, na tua experiência? Neste momento, estou no free trial do Scribd - consegui arranjar dois meses :P

      ResponderEliminar
    7. Não é algo que me agrade pois prefiro ler mesmo mas são ótimas dicas obviamente :)

      ResponderEliminar

    Elimino comentários ofensivos.