Inés da minha alma - Isabel Allende

By Beatriz Sousa - 17:02

* Post apoiado pela Porto Editora

Olá!

É verdade, já não nos víamos há algum tempo. Hoje terminei o livro Inés da minha alma da Isabel Allende e foi a primeira vez que li um livro desta tão aclamada autora. Já escreveu múltiplos livros e apesar de já me terem aconselhado múltiplas vezes A casa dos espíritos, nunca o cheguei a ler. No entanto, tudo a seu tempo, que ainda o posso vir a ler.

Opinião

Ao longo deste livro vamos acompanhando a vida de Inés Suárez, uma Mulher espanhola que partiu para o Novo Mundo em 1537 e ajudou na conquista do Chile. É graças a Inês que existe a cidade Santiago e tenho de confessar que para uma mulher, nascida naquela época, que viveu no meio de tanta desgraça e viu tantas coisas terríveis durante as explorações, não se deixou tornar numa mulher amarga. Desenvolveu-se assim numa pessoa forte, bondosa e com uma influência estrondosa. É impressionante ler sobre uma figura tão pouco conhecida, ao meus olhos, mas tão importante. E pensar que nasceu há mais de 500 anos! 

A autora permite-nos ainda conhecer as crenças e os rituais destes povos. Há inclusive um momento onde se explica como um povo protege os seus anciães ao mumificá-los e preservá-los nas suas casas. Bem sei que isto poderá parecer um pouco macabro para a nossa cultura europeia, mas sempre tive curiosidade pelas formas como cada cultura celebra a morte e faz o seu luto. 

Outro momento que me ficou na memória foi a rotina do banho. Muitos dos meus leitores poderão não saber, mas na nossa cultura em pleno século XVI e não só, não era normal tomar-se banho. Poderíamos tomar banho, mas era quase que só em perfume (aqueles que o podiam pagar). Existe uma cena, onde uma senhora do Peru explica que não problema em tomar banho e que isso não é causa para o sangue diluir-se e morrer-se. 


Devo dizer que ao longo do livro são nos descritos episódios horripilantes e que demonstram bem a brutalidade que as tribos sofriam aquando a Nossa exploração. Já é terrível ler o que a Allende nos conta, mas por vezes dou por mim a imaginar ao detalhe o que está escrito e não vos recomendo o mesmo. A escrita de Allende é bastante crua, penso que vai direta aos assuntos e não perde tempo a florear cenas da história para terem um impacto diferente.

Demorei bastante a ler este livro, porque ao contrário dos livros que estou mais habituada a ler, é maioritariamente expositivo. Há assim, muita narração e os capítulos com diálogo são escassos. Apesar de tudo, aconselho-vos a ler se estiverem interessados a ler sobre a conquista do Chile e todas as aventuras com, por vezes, percalços que os nossos exploradores viviam. Para além disto e tendo em conta que o mês de março é o mês da mulher (principalmente no dia 8 de março), seria interessante ler um livro escrito por uma autora sobre uma figura histórica tão relevante.

Sinopse

"Inés Suárez é uma jovem e humilde costureira, oriunda da Extremadura, que embarca em direção ao Novo Mundo para procurar o marido, extraviado pelos seus sonhos de glória no outro lado do Atlântico. Anseia também por uma vida de aventuras, vedada às mulheres na sociedade do século XVI.
Na América, Inés não encontra o marido, mas sim uma grande paixão: Pedro de Valdivia, mestre de campo de Francisco Pizarro, ao lado de quem Inés enfrenta as incertezas da conquista e fundação do reino do Chile.

Neste romance épico, a força do amor prevalece sobre a rudeza, a violência e a crueldade de um momento histórico inesquecível. Pela mão de Isabel Allende, confirma-se que a realidade pode ser mais surpreendente que a ficção, e igualmente cativante." in Porto Editora

  • Share:

Sugeridos

6 Comentários

  1. Isabel Allende nunca desilude, bem quero pegar outra vez nas obras da autora :D

    ResponderEliminar
  2. Gosto mesmo muito da escrita da Isabel Allhende. Quando andava na faculdade (há muitos, muitos anos :P ), devorei os livros dela. Curiosamente, é dela o único livro que eu li que foi batido, na minha preferência, pelo filme nele baseado: A Casa dos Espíritos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu nunca li esse, mas sei que é muito bem aclamado! Tenho de ler, porque gostei muito deste
      beijocas

      Eliminar

Elimino comentários ofensivos.