A Quimera de Praga - Laini Taylor - Opinião

By Beatriz Sousa - 12:24

* Post apoiado pela Porto Editora

Olá!!

Bem sei que ultimamente apenas tenho escrito sobre livros de fantasia e ficção, mas tenho surpresas guardadas. Em breve trago outros géneros literários.
Neste mês de julho apenas li livros de 4 e 5 estrelas. Devo dizer que até agora, julho está a ser dos meus melhores meses de leituras. Estou a gostar de tudo o que leio! E este livro que me foi cedido pela Porto Editora (muito obrigada!), A Quimera de Praga não é uma excepção. Já tinha ouvido falar da Laini Taylor há bastante tempo, pois ela tem uma duologia muito famosa que é a Strange the Dreamer e já tinha ouvido falar também desta trilogia Daughter of Shadow and Bone, mas nem sabia que já tinha sido traduzido para português. Verdade seja dita, já foi traduzida há alguns anos.


Opinião

Vou começar por mencionar que este livro foi maravilhoso. Uma das coisas que mais me deixou encantada com este livro foi o facto de a história passar-se maioritariamente em Praga, na República Checa. Na maior parte das vezes, os livros que eu leio não se passam na Europa, ou são em zonas imaginárias, ou então é quase sempre nos EUA ou Canadá. Gostei muito deste pormenor e acreditem que fiquei com vontade de visitar Praga, esta cidade que parece ser tão misteriosa.

O livro descreve a vida de Karou desde a sua infância até à sua adolescência. No entanto, tudo muda quando ela conhece um anjo e que anjo. Sempre gostei de ler livros com anjos, não vá eu ter sido uma fã de Hush Hush, mas este livro leva a teoria dos anjos a outro nível. Gostei de conhecer a mitologia que neste caso pertence aos anjos e às quimeras e como cada um tem um conto diferente para difamar os seus inimigos anjos vs quimeras. O mundo que a Laini Taylor constrói com estes quase que universos paralelos está muito bem pensado e detalhado. Podem esperar neste livro guerra, amor, almas gémeas, mortes, renascimentos e muito, muito mais!

Quando terminei este livro fiquei um pouco frustrada, porque o fim foi muito previsível para mim então pensei em dar-lhe 3.5 estrelas, contudo acho que a história está incrível. Apesar de ter sido previsível para mim, o final teria um impacto inferior se fosse de outra forma. Sendo assim, pensei melhor e dou definitivamente 4 estrelas.
Aconselho-vos a ler este livro e a começarem esta trilogia. Bem sei que é fantasia e alguns de vós não gostam muito deste género, mas acreditem que este livro está mesmo muito bom. Penso que foi uma ótima estreia com Laini Taylor.

Sinopse

«Pelos quatro cantos do mundo, marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas, gravadas a fogo por estranhos seres alados, saídos de uma fenda no céu.
Numa loja escura e empoeirada, o abastecimento de dentes humanos de um demónio começa a ficar perigosamente reduzido. E nas ruelas labirínticas de Praga, uma jovem está prestes a embarcar numa jornada sem retorno.
O seu nome é Karou. Karou não sabe quem é, nem porque vive dividida entre o mundo humano e a sua família de demónios, mas crê que as respostas podem estar para lá de uma porta nos recantos sombrios de uma loja, ou no confronto com um completo desconhecido, de olhar abrasador e aparência divina - o anjo que queimou as entradas para o seu mundo, deixando-a só.» in Porto Editora


  • Share:

Sugeridos

6 Comentários

  1. É um género que não me cativa tanto, confesso. Ainda assim, deixaste-me curiosa :)

    ResponderEliminar
  2. É tão bom quando estamos numa maratona de sorte literária e todas as obras que nos deixam satisfeitos :) Que continue assim e sempre com boas sugestões para nós.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que andas a ter um bocado de azar com os finais dos livros. Mas fico feliz por saber que a história valeu a pena! 😜

    ResponderEliminar
  4. Olá Bea! É um tipo de literatura que não puxa por mim, é verdade. Mas se for filme até vejo. Prefiro a banda desenhada quando se trata de coisas assim. E é aborrecido, tanto nos livros de fantasia, como nos filmes, que tudo aconteça, com frequência, nos EUA: por exemplo, poucos são os filmes de ficção científica que não se passam nos EUA. Nesse domínio lembro-me de um, o District 9, que se passa na África do Sul. É muito bom, não apenas por isso, claro. Os seguintes que o realizador fez já não foram tão bons: Elysium e depois o Chappie. Em breve irei fazer a minha pausa dos ecrãs e terei tempo para leituras que acumulei. Todos os anos, no verão, passo 1 ou 2 semanas sem olhar para PC, TV e a evitar o telemóvel, ocupando todo o tempo com actividades ao ar livre de preferência! É uma espécie de detox! Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Bea, em resposta ao teu comentário na Companhia, não te preocupes que não é problema do teu PC. Eu tirei o rodapé onde estava o tal "ver mais" (achava que ficava mal, porque não estava a conseguir tirar da página principal e deixar apenas nos artigos abertos), mas se clicares nas categorias no menu do topo da página vai aparecer uma longaaaaa lista de artigos mais antigos! 😛

    ResponderEliminar
  6. Acho que o vou adorar!! Praga sempre me fascinou e essa parte com anjos só me deixou mais curiosa! #TeamHushHush haha

    - Marta, the book mermaid

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.