Olá!!!
Já alguma vez emprestaram um livro a um amigo e depois ele veio com dobras ou manchas? Eu já.
E é por isso que estabeleci algumas regras.
- Só empresto livros a pessoas responsáveis.
- Têm de gostar de livros.
- Têm de ser super protetoras.
- São avisadas duas vezes. Um aviso antes de emprestar (se fizerem alguma coisa ao livro estão já praticamente condenadas) e outro durante o empréstimo (para saber se está a correr tudo bem).
- Não podem comer perto do livro.
- Nada de abrir o livro de forma a estragar a lombada.
- Usar sempre marcadores e não dobrar folhas.
- Nada de riscos!
Até nem sou muito exigente... É que eles são preciosos e têm de estar impecáveis.
26 Comentários
eu jà emprestei um livro técnico que voltei a rever passado 2 anos e porque insisti. estava todo sujo, riscado, dobras e lombada partida de terem tirado fotocopias, e mais interessante a pessoa disse-me que gostou tanto do livro que ia comprar um novo para ela guadar... fiquei fula, agora apenas empresto a duas pessoas, porque sei que respeitam os livros da mesma forma que eu. bjs
ResponderEliminarA pessoa devia de ter dar o livro novo.
EliminarEu normalmente coloco um marcador no livro antes de emprestar como quem não quer a coisa xD
ResponderEliminarMas eu aviso bastante que se o livro vier estragado estão mortos para mim e só empresto em poucas exceções..
Também ponho um marcador, para não serem tentados.
EliminarRecentemente emprestei um livro do Harry Potter (ainda está a ler aquilo, valha-me Deus) à minha prima. Um dia quando estava com ela tinha o livro dentro da mala (daquelas malas que atira-se tudo lá para dentro) dobrado. Fiquei raivoso....mas não disse nada. E ainda falta devolver.
ResponderEliminarE conseguis-te ficar calado? Eu não conseguia...
EliminarRespeito tudo, menos a lombada. Uma amiga minha bem me diz que consegue reconhecer todos os livros que me emprestou, pois têm a lombada marcada. Mas lá está, não consigo ler um livro sem que este esteja bem aberto. Parece que tenho a visão limitada.
ResponderEliminarNo entanto, entendo-te. Também são poucas as pessoas a quem empresto livros.
Eu tento ter cuidado com a lombada, mas também compreendo-te muito bem. Por vezes tenho de estragar um pouco se não, não consigo ler.
EliminarNão consigo riscar os livros, por isso é que se virem os meus estão sempre cheios de setinhas coloridas. E muito menos gosto de dobrar. Acho que é um bem precioso, que devemos ter o cuidado de não estragar.
ResponderEliminarE hoje em dia são caros... há que cuidar deles
EliminarUma vez emprestei um livro a uma amiga, que sabia não ir dar bom resultado, e, depois de aproximadamente um ano, ela devolveu-mo riscado (pelas palavras dela, foi a irmã, o que eu acredito, mas ela não podia ter mais cuidado e não deixar ao alcance da irmã mais novinha?!) e dobrado, rasgado, também na capa...um horror. De momento troco livros com duas amigas minhas, que como eu respeitam os livros. Bjs
ResponderEliminarCompreendo-te! Emprestei um livro que nunca mais o vi de volta..
ResponderEliminarÉ mesmo! E difícil foi escolher aquelas fotografias entre tantas outras fantásticas que ela tem
É mesmo :/
ResponderEliminarÉ uma estupidez e detesto que me façam isso. Também detestava pessoas que "lambiam" os dedos para ver fotos (quando as fotos eram em papel). Que nojo!
ResponderEliminarConcordo. É asqueroso.
EliminarAcho que só emresto livros uma pessoa, e é porque ela é tão aaixonada como eu por eles... Ok, também empresto ao Ricardo e à minha mãe, mas isso já é diferente até porque eles sabem as regras.
ResponderEliminarDe resto, se alguem quer ler algum dos meus livros, tem de o fazer cá em casa sobre a minha vigilância!
Bjxxx
Resp: Oh, obrigada querida :)
ResponderEliminarEu também detesto quando ele vem rasgado, ou dobrado ou lá oque seja, fico um bocado chateada, mas pronto!
ResponderEliminarEu fico muito chateada!
EliminarE quando são aqueles livros que parece que já temos uma ligação mais próxima, PASSO-ME!
ResponderEliminarQuando são os meus livros preferidos eu defendo-os com unhas e dentes e é por isso que não os partilho.
EliminarConfesso que nunca empresto livros a ninguém, para mim são o meu tesouro :)
ResponderEliminarhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Fazes muitíssimo bem. xD
EliminarSou exactamente igual, e achava que era "cisma" minha...afinal, é normal entre aqueles que amam ler.
ResponderEliminar:)
(Por norma, nem empresto... LOL!)
Sou tal e qual mas como a maioria das vezes as exigências não cumpridas e chegaram mesmo a ficar com alguns dos meus livros, agora só empresto às pessoas cá de casa onde posso controlar o decorrer da situação.
ResponderEliminarSim, sim, sim!! Concordo contigo! :D
ResponderEliminarElimino comentários ofensivos.