DIY

Diy - Porta-moedas

By Beatriz Sousa - 19:50

Olá!!
Hoje trago-vos um projeto de costura que fiz aqui há uns dias. Eu recebi umas amostras de tecido que na realidade eram para cortinas, mas eu achei tão giro que decidi fazer um porta-moedas. Eu aproveitei e nesse dia fui comprar um fecho preto, porque para além de necessitar, sabia que se aparecesse em casa da minha avó com os ingredientes todos, ela muito provavelmente deixava-me usar a máquina de costura dela. Ora há já algum tempo eu tinha feito uma saia, mas a maior parte da costura tinha sido a minha avó a fazer, pelo que eu só escolhi o tecido e alinhavei… Desta vez decidi que iria ser eu quer ela deixasse ou não (vá eu fazia olhinhos e ela deixava).
Vocês não estão a ver a máquina da minha avó é daquelas Singer super híper mega antigas, pelo que eu só pensava que ainda ia estragar a máquina (mas é resistente). O mais complicado nestas máquinas é que nós temos de dar ao pedal e aquilo tanto anda para a frente como para trás (acontece a quem não sabe, como eu). Não é como as novas que anda sempre a direito, coze em ziguezague e tem velocidades. Primeiro treinei num pano à parte e quando achei que iria conseguir. Lá experimentei. A única chatice foi eu ter partido a agulha à minha avó, coisa que eu tanto temia. Mas no dia seguinte comprei logo 10 até porque custou 1.25€.
Bem mas eu agora vou é explicar como se faz para quem estiver interessado.

Materiais:
  • Linha de uma cor qualquer
  • Linha da cor do tecido
  • Agulha
  • Máquina de costurar ou então á mão
  • Dois pedaços tecido 10cm/10cm
  • Fecho preto 10cm
  • Régua, e alfinetes caso seja necessário



  1. Num dos pedaços de tecido faz-se uma dobra de 1cm e alinhava-se com a parte de tecido do fecho e depois coze-se á máquina, seguindo a linha. Depois retira-se a linha com que se alinhavou.
  2. Abre-se o fecho e faz-se o mesmo no outro pedaço de tecido (de maneira a que quando se vire de dentro para fora o tecido fique direito) e cose-se.
  3. DEIXEM O FECHO ABERTO!
  4. Deixem 1 cm no resto dos lados e cosam.
  5. Se deixaram o fecho aberto a única coisa que agora têm de fazer é virar o tecido de dentro para fora, caso o vosso fecho seja muito grande para aquele tecido, fecham-no e cortam o excesso e depois com uma agulha vão dando várias voltas nessa parte para fazer uma barreira para o ‘’puxador’’ não sair.

Et voilá!

  • Share:

Sugeridos

1 Comentários

  1. Uau, tão giro! A máquina da minha avó é igual, mas é super hiper mega resistente!

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.