Como podemos reduzir o nosso lixo? - compras inteligentes

By Beatriz Sousa - 19:15

Olá!
Hoje trago-vos um tema diferente, desta vez relacionado com o ambiente.
Bem sei que já estão fartos de ouvir sobre o facto do nosso planeta estar numa crise ambiental, por causa da elevada poluição existente e outros fatores.
Quase todos nós pensamos sempre que quem tem de mudar são as grandes companhias pois produzem demasiado lixo ou poluem os mares, no entanto somos nós que temos de começar a fazer a diferença. Não é muito complicado, simplesmente temos de criar hábitos que façam a verdadeira diferença.


Dicas para reduzir o nosso lixo

1. Reciclagem

Em casa, podemos ter pouco espaço para colocar contentores tripartidos para fazer a reciclagem, mas podemos colocar as embalagens e tudo o que seja reciclável num saco do lixo grande e estabelecer um dia fazer a separação no Ecoponto. Não, não é verdade que dá muito trabalho, porque é igual a deitar ao contentor do lixo normal simplesmente é noutro recipiente. Para além disto, enquanto vamos fazer a reciclagem aproveitamos para fazer algum exercício físico.

2. Evitar embalagens

Podemos evitar comprar produtos embalados. Não estou a dizer para só comermos fruta e legumes, mas podemos evitar no caso destes comprá-los quando vêm dentro de embalagens, até porque normalmente os produtos embalados levam conservantes para permanecerem bons. Por exemplo, em vez de usarem sacos plásticos para comprar frutas e etc, podem simplesmente usar sacos de pano. Para além disto, há vários produtos que se podem comprar a granel, como é o caso do chá, café, cereais, sementes e por aí fora que podem guardar em frascos que se vão reutilizando.

3. Evitar embalagens singulares

Em relação à venda de pacotes de bolachas individuais, é verdade que dão muito jeito para levar na mochila para a faculdade ou para o trabalho. Mas se pensarmos bem, normalmente nessas embalagens de bolachas (Ex: água e sal) vem uma embalagem de plástico exterior, um pedaço de cartão por dentro mais os pacotes individuais. Já pensaram na quantidade de materiais desnecessários que usamos para tal? A solução é comprar um pacote normal de bolachas, preferir as com menos embrulhos e colocar simplesmente numa tupperware. Aliás não precisamos de mil e quinhentas, bastam as essenciais.

Vivemos rodeados de tanta tralha, tanto lixo que por vezes até nos sentimos sufocados. Pensei que simplesmente mais de metade das coisas que nós temos não servem para nada e não nos fazem falta. Tanto roupa, brinquedos, decorações e por aí fora. 
      É verdade que nunca pensamos nestas coisas quando vamos fazer as compras ao supermercado, mas acho que isto tudo são pequenos hábitos que podem de facto fazer a diferença. Se todos fizermos o mesmo, já é um passo para um mundo melhor.

      • Share:

      Sugeridos

      3 Comentários

      1. Ai sou tão culpadas das bolachas em pacotes individuais :s

        ResponderEliminar
      2. Eu também transporto seeeempre as bolachas num tupperware :D
        Beijinhos,
        An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

        ResponderEliminar
      3. Este post está optimo.Muitos parabéns Bia.
        Beijinhos :)

        dailyvlife.blogspot.pt

        ResponderEliminar

      Elimino comentários ofensivos.