Como sabem terminei este ano a minha licenciatura e tal como muitos outros jovens entrei na fase seguinte da minha vida, mas às vezes dar o passo seguinte não é fácil. Este post é para todos os recém-licenciados que não sabem o que fazer agora e estão com receio. Isto é para ti que acabaste de estudar e não sabes o que é acordar e não ter de ir para as aulas.
Agora que concluímos os nossos estudos é perfeitamente normal nos sentirmos um pouco perdidos, mas não te massacres por ainda não saberes o que queres fazer. Em primeiro lugar, relaxa, porque tal como tu há muita gente na mesma situação.
A meu ver, o mais importante agora, caso queiras entrar no mundo do trabalho, é elaborar um curriculum e criares um perfil no LinkedIn. Existem vários sites que ajudam a criar um curriculum, mas deves pensar nas tuas competências em tudo o que aprendeste e colocar essas mesmas informações. Depois disto deves preparar uma carta de motivação, uma vez que muitas empresas pedem uma e até podes usar o mesmo modelo para várias, para além de que a podes usar como email de apresentação. Quando começares a candidatar-te a vagas de emprego deves ter em conta que vais receber vários nãos ou simplesmente vão ignorar. Contudo, não desistas!! Hás-de arranjar algo que gostes e conseguir entrevistas.
Outra coisa que deves ter em conta é que o teu primeiro emprego não vai ser o teu emprego de sonho, provavelmente vai ser algo que nunca pensaste que irias fazer ou que nem tens experiência para tal. No entanto, vai ser excelente para começares a te desenvolver, poupar dinheiro e estabelecer os teus objetivos. Enquanto estás a trabalhar não quer dizer que tenhas de deixar de procurar outros empregos. Não penses que estás preso ao teu trabalho, pois podes facilmente mudar e ir para algo melhor ou para o que tu mais queres.
A cima de tudo, o que importa é não desanimares nem desistires. Existirão momentos em que podes ficar triste, pois ninguém te responde, mas há que manter a calma e ter esperança. Quando menos esperas recebes 3 emails e 2 pedidos para entrevistas na mesma semana. Pensamento positivo!!!
Por último, fica atento e não deixes que algumas empresas tentem passar-te a perna. Existem muitas empresas que não são corretas e que se aproveitam do facto de sermos jovens e de ser (talvez) o nosso primeiro emprego para nos proporem condições terríveis. Não sejas impulsivo. Pensa no que estás a escolher e vê se os salários e condições são justos ou se faz algum sentido trabalhar de graça, pois há quem tente mostrar que isso é uma grande vantagem e nunca assinas contrato.
Boa sorte nessa nova fase :)
ResponderEliminarBlog: The Choice | Instagram
A fase seguinte consegue ser mesmo assustadora. Mas é como tu dizes, não podemos desistir!
ResponderEliminarSinto que ainda falta imenso, pelo menos mais um ano de licenciatura e dois de Mestrado, para me ver nesta situação, em que não tenho aulas at all, e no entanto, às vezes a ansiedade já aperta. Parece que nunca nada é suficiente e o medo de não arranjar aquilo que me satisfaça profissionalmente é real. Espero que corra tudo bem nesta tua nova fase! Boa sorte! <3
ResponderEliminarA fase depois de terminar a licenciatura é chata... Por isso é que fui para mestrado! 😅😆 Brincadeiras à parte, conseguir entrar no mundo de trabalho não é nada pêra doce!
ResponderEliminarNão desistas! Por muito que custe, as coisas vão-se resolver
ResponderEliminarAinda não terminei a faculdade, ainda tenho 1 ano pela frente, mas a verdade é que o tempo passa muito rápido e vejo essa fase da minha vida cada vez mais próxima. Não minto que o medo é enorme, faço-me milhares de perguntas todos os dias sobre "como será quando terminar a faculdade?". Obrigada pela tua publicação, aposto que está a ajudar muitas pessoas
ResponderEliminarBeijinhos!!
https://little-cherry-wine.blogspot.com/2019/09/rotina-matinal-para-ir-sem-stress-para.html
Eu também acabei a licenciatura este ano e comecei a sentir-me com muito medo do que vem a seguir. No meu caso, optei por continuar a estudar e estou agora em mestrado, mas sei que é algo pelo qual irei passar um dia e a verdade é que assusta mesmo... Obrigada pela tua partilha :)
ResponderEliminarBeijinhos