19/04/2019

4 razões para dizeres quando o teu conteúdo é patrocinado ou apoiado

Olá!

Hoje venho falar de uma coisa que me anda a incomodar há muito tempo. Como falei recentemente com a Mar do Mar Reads e partilhamos da mesma opinião, achei que devia escrever sobre este tema no blog. De certeza que já reparaste que tenho parcerias com algumas editoras. Provavelmente também já viste que alguns posts de opiniões de livros têm uma frase igual a esta no topo ''Este post é apoiado pela X''. Porque é que eu faço isto?


4 razões para dizeres quando o teu conteúdo é patrocinado

1. Honestidade

Ninguém gosta de se sentir enganado. Assim sendo, porque é que haverias de evitar dizer quando o teu conteúdo é patrocinado ou estás a fazer algum tipo de troca de serviços. Não é necessário existir dinheiro envolvido para dizeres que estás a ser apoiado, basta teres um acordo onde tenhas de efetuar um serviço em troca de outro. Seja receber roupa ou livros em troca de um post, uma foto ou um vídeo.

2. Não custa nada

Não tens de mudar a tua forma de escrita, não tens de mudar a formatação dos posts do Blog, do Instagram, do Facebook, nem dos vídeos do YouTube. É tão simples que não entendo, porque é que tanta gente tenta omitir o facto de serem apoiados. Basta escrever PUB nos posts ou colocar uma hashtag, por exemplo. Agora o que não deve fazer, por questões de ética, é colocar as hashtags no fim do post para ninguém ver ou escrever com uma letra tamanho 5 para ninguém ler.

3. Não diminui o teu trabalho

Eu entendo que penses que se disseres que estás a ser patrocinado, os teus seguidores não vão ficar interessados na tua opinião, mas isso não é verdade. Acredita que se fores honesto e deres a tua verdadeira opinião, ninguém vai levar a mal. Porque haveriam? Toda a gente gosta de ter parcerias, de certeza que te vão apoiar e até podem ficar interessados na marca. Não conseguiste a parceria, porque caiu do céu. Tiveste de trabalhar para ela e a tua audiência vai notar.  

4. A mais importante de todas: porque é lei

Não sei se sabem, mas está na lei que todos os 'influencers' (detesto esta palavra), ou seja, toda gente que produza conteúdo e publique na Internet, têm de colocar um aviso de publicidade, patrocínio, parceria ou oferta.
Aliás deixo-vos aqui o Artigo 60º da Constituição da República Portuguesa «A Publicidade é disciplinada por lei sendo proibidas todas as formas de publicidade oculta, indireta ou dolosa.»

Segundo o Código da Publicidade, o Princípio da Identificabilidade Artigo 8º «A publicidade tem de ser inequivocamente identificada como tal, qualquer que seja o meio de difusão utilizado.»

Por último deixo-vos aqui o Guia informativo sobre as regras e boas práticas na comunicação comercial no meio digital. Para que todos nós 'Influencers' deixemos de prejudicar o nosso público e recorda-te que NINGUÉM gosta de se sentir enganado. Eu já me senti enganada por ver vídeos de youtubers que de repente falavam bem de marcas (que antes detestavam), apenas por estarem a ser patrocinados. E só descobri que eram patrocinados muito tempo depois, o que não é nada bom. Isso nota-se e depois acabar por perder a tua audiência, pois não estás a ser honesto.
É melhor começares agora a rever todo o teu conteúdo ou até mesmo a avisares o que é que era patrocinado e não disseste. :)

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7 comentários:

  1. Bea, como já sabes, estamos de acordo neste tema que deve, sem dúvida, ser discutido e abordado pelos criadores de conteúdo digital. Acho que, quando vemos um determinado post que foi patrocinado, mas que não é identificado como tal, sentimo-nos completamente enganados. A pessoa que o faz não é honesta nem trata o seu público com clareza. Pior ainda quando a publicidade está feita de forma "indireta".
    Enfim, acho que o assunto precisava realmente de ser abordado e ainda bem que o fizeste! O post está claro e pragmático, gostei muito!
    Um beijinho

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  2. Se a parceria/o patrocínio existe, não compreendo qual é o problema em mencionar esse facto. A partir do momento em que as pessoas são honestas na sua opinião e fazem as coisas de coração, o seu trabalho não fica diminuído por isso. Muito pelo contrário. Omitir essa informação, por outro lado, pode sim demonstrar o quanto as pessoas estão comprometidas naquilo que partilham.
    A palavra chave, para mim, é mesmo transparência. E quando ela existe, não há com o que nos preocuparmos

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  3. Adorei o novo post! Super interessante! 💛💛 #jucaisthebest

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  4. Concordo, eu enquanto leitora gosto de saber quando os post foram patrocinados! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

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  5. All four of these are very good reasons for full disclosure. The vast majority of bloggers I follow and whose posts I comment on do disclose. Those who don't already should take this good advice. Although I have never done a sponsored post, I might consider one if it was offered. If I ever do a sponsored post I will definitely follow your suggestion and disclose it.
    P.S.: Happy Easter and happy blogging!

    https://full-brief-panties.blogspot.com/

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  6. Que tengas un buen día, hoy ha sido muy bueno leerte.
    FELIZ PASCUA.
    HAPPY EASTER.

    http://geeky-freeky.blogspot.com
    seempiternal.blogspot.com

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  7. Cada vez acho mais importante as pessoas dizerem se é publicidade ou não. Os consumidores devem estar informados disso e saber a verdade, como é óbvio!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

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