O nosso grande medo da solidão e as vantagens de estar sozinho

By Beatriz Sousa - 19:01

Todos nós temos medo da solidão. Receamos estar sozinhos, seja em que momento for. Para muitos, a simples ideia de fazer algo sozinho, como ir à praia ou ir às compras, é algo aterrador. Vivemos dias preenchidos de barulho, de emoções, pelo que quando estamos sozinhos pensamos que não temos com que nos distrair. Porque é que receamos tanto os momentos onde não podemos fazer barulho? Será por temos medo de nós mesmos ou será por termos medo dos pensamentos dos outros? Será por temermos aqueles pensamentos que são momentaneamente abafados quando temos companhia? De certo não tememos a ideia de estarmos sozinhos na praia ou a fazer um picnic ou será que é isso mesmo? Existem várias razões para nos retrairmos e não aproveitarmos a nossa própria companhia. Contudo, a verdade é que ela é refrescante. Neste momento, que escrevo este pequeno texto no meu caderno, estou sozinha. Estou sozinha no café da Casa da Música. Vim ao National Geographic Summit sozinha e aproveitei para pensar, para refletir na minha vida.

Quando queremos muito fazer uma coisa e não temos ninguém que nos acompanhe, devemos deixar de a fazer? Sejam honestos e digam-me o que é que vocês costumam fazer. Eu própria já deixei de fazer coisas, porque não tinha companhia, mas mudei de ideias. Se não tivesse mudado, o que era de mim? Adeus voluntariado! Adeus passeios pelo Porto! Adeus leituras ao sol! Nem toda a gente está disposta a fazer aquilo que nós queremos ou quando queremos, por isso para quê esperar ou adiar? Pode ser assustador, pois não temos com quem falar sem ser nós próprios (eu falo muito comigo mesma e não sou doida), mas podemos relaxar, conhecer pessoas novas caso tal se propicie e fazer o que bemnvos entender. O que eu quero dizer é que não se retraiam de fazer algo que querem muito só por não terem companhia. É verdade que pode ser aborrecido ou assustador, mas acreditem que vale a pena!

Photo by Noah Silliman on Unsplash








Sinceramente, eu antes pensava assim, ou seja, achava que era terrível estar sozinha ou não ter companhia para fazer algo. No entanto, alterei a minha forma de ver as coisas e ainda bem. Creio que também com o tempo crescemos e foi o que me aconteceu. Desde o início do ano que tenho feito cada vez mais coisas sozinha. Aliás recentemente decidi ir ao shopping às compras, porque estava mesmo a precisar de comprar alguma roupa e, por norma, quando ia ao centro comercial era sempre com alguém. Ia com as minhas amigas ou com os meus pais, porque para mim ir ao shopping acompanhada era mais entusiasmante, mesmo tendo eu nunca gostado de ir ao shopping. Consigo lá ficar umas horas e depois já estou farta por causa da música e do ar condicionado. Entrei para o autocarro, cheguei ao shopping sozinha e lá fui eu comprar umas calças e outras peças de roupa sozinha e devo dizer que, para mim, foi muito menos stressante. Normalmente começo logo a ficar irritada, porque não encontro algo que goste ou não tenho paciência para experimentar roupa, mas desta vez como ia sozinha, tinha todo o tempo do mundo e a minha opinião dependia única e exclusivamente de mim. Fiz o que tinha a fazer e gostei de tudo o que comprei. Verdade seja dita, fiquei imenso tempo na loja a ver tudo, mas como estava sozinha tinha de ser eu a pensar no que é que gostava e não tinha de olhar para ninguém para ver se também gostavam ou não. Quantas vezes vamos a uma loja e inconscientemente não compramos algo só porque alguém diz que não gosta muito? De certeza que já vos aconteceu. Escolhi, experimentei, voltei a ver e comprei e tudo ao meu ritmo. Sem stress e sem ninguém para me acelerar. Disse mesmo à minha mãe que vou começar a ir mais vezes sozinha.

  • Share:

Sugeridos

15 Comentários

  1. Gostei muito de ler este teu post porque eu adoro fazer coisas comigo mesma.
    Sou uma pessoa solitária que odeia confusão, muita gente, barulho em geral.
    Apesar disso, tal como tu, havia coisas que não fazia porque parecia desconfortável fazê-las sozinha. Hoje em dia são poucas as coisas que ainda não fiz sozinha: 1) Ir ao cinema sozinha; 2) Ir à praia sozinha. Ao cinema espero resolver em breve, à praia é mais complicado porque vivo longe e também não sinto assim tanta vontade de ir.
    Adoro conhecer cidades sem depender dos gostos de ninguém. Uma vez, quando partilhei com uma pessoa que não me importava de viajar sozinha recebi como resposta "O quê? E assim com quem é que comentas se isto ou aquilo é bonito?". A minha resposta foi que eu não precisava de comentar com ninguém. Se eu acho bonito e gosto para que é que preciso da aprovação/opinião do outro?
    Como mesmo escreveste, foste ao shopping e foi uma experiência mais calma. Porque estavas a pensar em ti. Não estavas a pensar na opinião dos outros ou se podem estar aborrecidos por estarem à espera.
    Ainda há muitos olhares de lado por andares sozinha, principalmente se viveres num sítio mais pequeno (que é o meu caso).
    Parabéns pelo texto e por apreciares a tua companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é isso mesmo!! Porque é que não podemos apreciar a nossa própria companhia? Porque é que quando vemos uma pessoa num restaurante sozinha pensamos 'ah coitada... está sozinha. Não deve ter ninguém.'? É que é isso mesmo, não precisamos da validação de ninguém e podemos simplesmente fazer o que quisermos, quando e como quisermos. Nunca fiz uma viagem sozinha, mas podes ter a certeza que está nos meus planos e acho que seria algo incrível. Eu própria quando viajo gosto de ir com calma, passear e ver as ruas e isso. Não gosto de fazer planos o que vai contra muita gente.
      Obrigada!! Era algo que andava a pensar há bastante tempo. É óbvio que não queremos ficar completamente isolados de toda a gente, aí está a solidão que é normal ter medo. Contudo, existem tantas vantagens no estar sozinha!! Beijocas grandes!!!

      Eliminar
    2. Infelizmente a nossa sociedade está mais preparada para os extrovertidos do que para os introvertidos. E isso condiciona a forma como os introvertidos olham para si próprios.
      Esqueci-me colocar lá em cima o "viajar sozinha" (como viajar para longe é muito raro por estes lados - por Portugal já fiz algumas coisas sozinha, mas sem grande aventura). É como se te sentisses mal em estar sozinha porque, tal como escreveste, há aqueles comentários e olhares piedosos do género "Ah coitada... está sozinha. Não tem ninguém que a queira!" (já ouvi isto).
      Em Março passado estive num congresso em Espanha. No jantar fiquei ao pé de uma mulher, professora universitária reformada que conversou sobre este assunto comigo. Dizia que odiava quando as pessoas lhe diziam "coitada, sozinha". Ela disse que se zangava e dizia que não era coitada nenhum. Era independente, ganhava o seu dinheiro e não precisava de ninguém para ir onde queria. Ela também comentou que não gostava desta pressão, principalmente sobre as mulheres, como se nós não tivesses outros interesses e objetivos que não passassem por casar e ter uma família. Ela dizia que não se sentia sozinha. Quando sentia necessidade de companhia, saia com as amigas e os amigos, mas que apreciava os seus momentos. :)
      Eu valorizo muito isso: a independência! Veres o que queres com o teu tempo. Sem pressão, sem comentários de outros. Há quem ache estranho eu adorar ficar sozinha em casa. Mas é um facto: eu adoro quando os meus pais saem e fico com o espaço só para mim!Gosto de ouvir o silêncio. E facilmente arranjo coisas para fazer. O meu sonho é ir viver sozinha, vê lá tu :). Beijinhos

      Eliminar
    3. Lá está depende mesmo das nossas mentalidades. Quando vemos uma mulher sozinha pensamos nisso, mas se for um homem já não há problema. Enfim...
      Acho que é mesmo muito bom gostarmos de ter a nossa independência! Já dizia o ditado ''mais vale sozinha do que mal acompanhada'', às vezes até pode ser bem acompanhada, mas sozinha na mesma. Há momentos para tudo, mas sabe tão bem estar em silêncio a pensar ou a fazer algo de que gostamos muito. Ou então como eu digo, participar numa coisa qualquer que envolva outras pessoas que são desconhecidas. Sair da nossa zona de conforto também é excelente para nos desenvolvermos.
      Beijocas!!!

      Eliminar
  2. Sinto que ainda temos uma grande aversão ao silêncio, àquela sensação de vazio, em que não a podemos quebrar com alguém, porque nos falta um amparo. Mas é fundamental aprendermos a estar sozinhos e a valorizar a nossa companhia. E contra mim falo, porque também já deixei de fazer coisas por esse motivo. No entanto, a pouco e pouco, percebi que não fazia sentido.
    É um processo que pode demorar, mas depois compreendemos os benefícios!

    Excelente reflexão, minha querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andreia ❤️❤️
      Lentamente vamos aprendendo. Bjs!

      Eliminar
  3. Com o passar dos anos aprendi a gostar de também passar tempo sozinha comigo mesma. Claro, há sempre aquelas coisas que não queremos fazer sozinhos ou apenas porque naquele momento precisamos de companhia de alguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre coisas que é melhor acompanhado, também não estou a dizer para nos afastamos das pessoas. Simplesmente a não desistirmos de algo facilmente. Bjs!

      Eliminar
  4. Concordo tanto contigo. Acho que passar tempo connosco é tão positivo! Infelizmente, isto de fazer certas coisas sozinha ainda é algo visto como triste ou sem sentido, mas não é assim. Também eu já desisti de certas ideias porque estava sozinha, mas tenho aprendido que não o devia nem devo fazer.
    As oportunidades são postas à nossa frente e só temos de as aproveitar, se tivermos companhia ótimo, senão vamos na mesma. Gostei muito de ler esta publicação <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ❤️
      De facto é importante aprendermos a gostarmos da nossa própria companhia. Bjs!

      Eliminar
  5. Olá Beatriz! Estar só e sentir solidão são coisas diferentes. Uma pessoa está só quando não está de companhia. Mas uma pessoa pode sentir uma enorme solidão mesmo se rodeada de uma multidão. A solidão é um estado de isolamento profundo em que a pessoa se sente distanciada de si e do mundo.Nunca é benéfica enquanto que estar sozinho pode até ser muito agradável. Ao contrário da maioria, talvez, não sei, nunca tive qualquer problema em estar/fazer coisas sozinha, sendo raras aquelas que não fiz por não ter companhia. Nunca achei que tal fosse aborrecido ou assustador. Talvez porque sempre quis fazer coisas que não eram apelativas para os meus amigos e a escolha era fácil: ou as fazia só ou não as fazia. Por exemplo, sempre gostei imenso de cinema de animação e apenas um amigo meu estava disponível para ir comigo. Quando ele foi viver para Leeds perdi o meu companheiro cinéfilo! Também sempre fui muito interessada em artes e a maioria dos meus conhecidos não. Fui muitas vezes a Lisboa ver exposições sozinha: que alternativa tinha? A primeira vez que viajei para o estrangeiro fi-lo sozinha. Fui 10 dias a Paris. Foi há muito tempo, não havia telemoveis nem internet como hoje. Isso tornou tudo mais fácil. Mesmo assim existem países e locais que exigem cautela e onde é desaconselhável ir só. Creio que depois dessa viagem a questão só/de companhia deixou de fazer sentido na minha cabeça.Quando fui trabalhar para o Porto passava a maior parte do fim de semana sozinha a conhecer e a fotografar a cidade: ruas, parques, museus, tudo. Fui a espectáculos e a restaurantes, às caves! Ainda há pouco tempo fui ver os MUSE ao Dragão sozinha! Ninguém queria ir comigo. O que me parece: não só estamos muito mais atentos ao que se passa a nossa volta como estamos mais disponíveis para interagir e conhecer pessoas. Aliás, uma pessoa sozinha nunca fica muito tempo assim a não ser que queira mesmo isso. E sempre preferi fazer compras sem ninguém atrás: é a garantia de que não sou influenciada e levo o tempo que precisar, sem reclamações, ahahah! Não devemos deixar de fazer o que nos apetece só porque não há companhia. A não ser dançar o tango! Isso...não dá! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! São coisas completamente diferentes!! Acho que ter medo da solidão é algo perfeitamente normal. Concordo contigo, acho que ficamos mais atentos ao que nos rodeia e, por vezes, até aproveitamos melhor as experiências. Nunca fiz uma viagem sozinha, mas podes ter a certeza que cada vez mais tenho vontade, mas a primeira não seria a um sítio muito louco, porque também pode ser perigoso.
      Ahahaha realmente dançar o tango não dá para fazer sozinha xD como sou terrível a dançar, também não há problema...
      Beijocas!!!

      Eliminar
  6. Concordo plenamente!
    Muitas vezes deixei de fazer imensas coisas porque não tinha ninguém com quem ir, ou porque não lhe apeteciam fazer o mesmo. É horrível e também quero mudar! Já comecei - em abril fui a um conjunto de palestras no ISCAP e ia com amigas do curso, mas todas cancelaram no dia anterior. Eu queria imenso ir e fui sozinha. E ainda bem - coloquei uma pergunta a uma oradora e corri atrás de outro para ficar com o contacto, coisas que não teria feito se estivesse acompanhada. Acho que me torno mais acanhada - eu até vergonha de tirar fotografias na rua tenho (sou terrível!!). Também gostava de ir às compras sozinha ou ao cinema - mas ao cinema é diferente, porque com cartão de desconto, torna-se mais barato ir em número par. E eu sou uma tagarela, portanto vou com quem me ature (geralmente, a Sofia haha).
    Tenho de organizar uma lista de coisas que gostava de fazer sozinha, uma espécie de bucket list! Gostei muito do post :)

    - Marta @ the book mermaid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso também já reparei. Uma vez fui a uma palestra e também notei que se tivesse ido acompanhada não tinha tido tanto à vontade para ir falar com as pessoas. Olha que exelente ideia, também vou fazer uma bucket list. É verdade, com o cartão fica mais barato ir acompanhado xD
      Obrigada e muitos beijinhos!!

      Eliminar
  7. Em tempos tinha muito medo de fazer o que quer que fosse sozinha, ir a qualquer lado precisava de companhia!
    Aos poucos tenho mudado isso, e a nossa própria companhia é tãoo boa :))

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.