DIY

Como fazer um caderno de leituras? | Reading Journal

By Beatriz Sousa - 10:00

* Post apoiado pela Jessica Triana

Olá!
Recentemente recebi este caderno estilo bullet journal da Jessica Triana e como este ano tenho uma agenda, decidi experimentar e fazer um caderno de leituras ou um reading journal (para quem quer ser internacional). Obrigada Jessica pelos miminhos!

Neste post vou mostrar-vos como é que eu organizei o meu caderno. Devo começar por dizer que este processo está a ser uma experiência, nunca tinha feito algo deste género, mas diverti-me imenso. Para além disso, é relaxante desenhar e escrever enquanto ouço um audiobook ou um podcast.





Em primeiro lugar fiz a capa e podem ver que está super simples. Neste tipo de trabalhos manuais, penso que quanto mais simples melhor. Para além de que tenho medo de fazer asneiras, por isso não arrisco muito. Usei um pouco de washi tape e um carimbo que comprei no Aliexpress de uma abelha. No meu caderno não fiz, porque acho que não vou ocupar todo este ano, mas caso escrevam muita coisa pensem em criar um índice. Pode ser uma boa aposta para não se perderem.



Depois, fiz uma lista dos livros que já li desde o início do ano. Decidi escrever com esta letra cursiva (parece a minha letra da primária), mas ficou muito fofinho. Fiz uma divisória para o título e autor e as estrelas que o livro recebeu. Dividi também por meses, para que tenha uma noção geral de quantos livros é que li em cada mês. É o meu Goodreads em papel.



Esta lista representa a minha desgraça, uma vez que tenho vários livros na estante, tanto meus como dos meus pais, por ler. Alguns destes livros são ebooks que eu tenho no telemóvel e no computador e que também quero muito ler. Lentamente vou lendo alguns dos que eu tenho por aqui. Há muitos livros que estou a guardar para ocasiões específicas. Apesar desta página ser a mais simples de todas, acho que é a que está mais bonita com as abelhas e o tracejado.



Nesta página fiz uma lista dos livros que quero comprar. Como podem ver alguns dos livros têm numeração romana à frente. Fiz isso para as trilogias e séries para saber por qual ordem é que devo comprar os livros. Distraída como eu às vezes sou podia enganar-me e comprar um terceiro sem ler o primeiro... Tenho o pressentimento que esta lista daqui a um mês ou um pouco menos já vai ter duas páginas.

Dicas

  • Escrever opiniões para cada livro. Podem fazer uma página para cada livro ou para dois livros.
  • Fazer uma contagem das páginas lidas, dos livros.
  • Livros que querem mais ler.
  • Top favoritos do ano.
  • Lista de géneros literários lidos.
  • Lista da nacionalidade dos autores que leram. É engraçado para terem uma ideia de que país é que lêem mais.
  • Gastos e poupanças (vale a pena para manter o porquinho mealheiro intacto)



Na loja do Etsy Jessica Triana podem encontrar vários artigos de papelaria à venda como postais, marcadores de livros, cadernos, totes e notebooks. Eu devo dizer que fiquei apaixonada pelo caderno e pelos marcadores de livros. Aliás tem sido os que eu tenho usado nas minhas leituras. 

Fiquem atentos e participem no passatempo do canal, pois podem ganhar algumas coisas desta loja querida do etsy

  • Share:

Sugeridos

11 Comentários

  1. Adorei! Eu tenho um caderno assim, mas para filmes! Comprei uma vez quando apanhei um Moleskine pontilhado a menos de 2€ (tive mesmo de aproveitar). Ainda o tive quase um ano arrumado por preguiça de começar a escrever, mas finalmente comecei a dar-lhe uso! O meu maior medo é borrar alguma coisa ou enganar-me a escrever... ��

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro cadernos, mas nunca pensei num tal registo.
    O teu ficou mesmo engraçado.
    Uma atividade a pensar :).

    ResponderEliminar
  3. Adoro! Também tenho um caderninho e aponto os livros lidos numa estante que lá desenhei, mas também o uso para apontar os meus hábitos, e escrever objetivos para o mês. Mas esqueço-me de ir atualizando! Sou horrível xD

    - Marta, the book mermaid

    ResponderEliminar
  4. Amei a ideia! Por acaso, nunca me ocorreu fazer algo semelhante, mas acho que vou arriscar para o próximo ano, porque é algo bastante útil
    O teu caderno está tão giro *-*

    ResponderEliminar
  5. Adoro imenso este tipo de cadernos, mas juntei o bullet com as leituras para ser mais organizado mas tenho a sensação que irei trocar as voltas xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano não tenho bullet journal, mas é verdade que fica mais fácil juntar tudo.

      Eliminar
  6. Também podes fazer um caderno de raiz com páginas cozidas! É super giro de fazer. Ando há um tempo para fazer um, reaproveito materiais para fazer as capas e uso folhas de papel cavalinho para o interior pois uso para desenhar...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim!! Tenho dois cadernos que fiz com uma caixa de cereais e papel que tinha usado, mas que tinha as partes de trás em branco. É mesmo engraçado, estive a ver no youtube como é que se cosia e adorei fazer.

      Eliminar
  7. Parece mesmo giro!! Eu tenho um bullet journal, mas sou demasiado preguiçosa e esqueço-me de o atualizar xD

    ResponderEliminar
  8. Que giro! Eu vou anotando os livros que leio nas costas dos marcadores dos livros. Anoto a data em que comecei e terminei cada um deles.
    Um dia destes tens que ler o que eu escrevi "O Autocarro das Oito e Vinte". Se estiveres interessada diz-me.

    ResponderEliminar
  9. É realmente uma ideia muito gira, principalmente para quem tem filhos e os pode pôr a fazer este magnífico trabalho de férias e podem comunicar em família sobre esses livros. Boa dica! Boa partilha!!

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.