Romance de Cordélia, Rosa Lobato de Faria - Ler o que é Nacional - Parte II

By Beatriz Sousa - 20:13

* Post apoiado pela Leya Online

Olá!

No âmbito da rubrica 'Ler o que é Nacional' trago-vos outro livro e que é, de novo, de uma autora de renome. Desta vez é o Romance de Cordélia que foi escrito por Rosa Lobato de Faria e que me foi gentilmente cedido pela Leya Online. Já sabem que com esta rubrica pretendo apresentar-vos autores portugueses. Como hoje é o dia do livro não há melhor forma de celebrar sem ser ao conhecer o que é nosso, não é verdade?
Nova edição, a primeira foi em novembro de 1998 (terá sido no dia em que nasci?)

Para ser honesta, nunca tinha lido um livro desta autora. Apesar de já ter ouvido falar inúmeras vezes dos seus livros, nomeadamente de A Trança de Inês que foi recentemente adaptado ao cinema. Romance de Cordélia representa a história da nossa querida Cordélia que está presa injustamente. Aliás o livro é dedicado «às reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires cuja verdade tornou possível esta ficção.». Ao longo da história vamos conhecer os seus amores, desilusões, misérias e as suas muitas aventuras, pelo que o leitor também passa por uma montanha russa de emoções. A história é triste, aliás tem momentos que me fizeram ficar extremamente emocionada. A vida desta reclusa não foi fácil, mas não deixa de ter uma vida muito bonita. Fiquei seriamente encantada com este livro, aliás fiquei apaixonada pela escrita da autora. O fim pode não ser o melhor, mas creio que é o mais adequado e também o mais honesto para esta história.

A minha parte preferida. 
O livro está estruturado por capítulos, mas ao longo da história a autora vai fazendo retrocessos, analepses para explicar a vida de criança da nossa personagem principal, misturadas com o presente e prolepses. Não fiquem à espera que o livro tenha um tom alegre, porque isso apenas ocorre nas memórias mais antigas da Cordélia. Contudo, a história de vida dela é, de certa forma inspiradora. 

Sem dúvida que adorei, aliás é dos melhores livros que já li este ano. Só demonstra que devia ler mais autores portugueses e descobrir o que nós temos de bom.

Será que a sua vida se tornou num romance de cordel? 

  • Share:

Sugeridos

4 Comentários

  1. Mais um livro a ter em conta. Fiquei mesmo curiosa *-*

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, Bea, mas fiquei curiosa! Beijinhos! 😄

    ResponderEliminar
  3. Apesar de já ter ouvido falar desta autora nunca tive grande curiosidade para ler as suas obras, mas talvez um dia dê uma chance! Espero ficar tão surpreendida quanto tu, porque é destas leituras que mais me agradam!

    ResponderEliminar
  4. Nunca li nem conhecia a autora no entanto fiquei com imensa curiosidade para ler!

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.