Idiotizadas: O Fim dos Contos de Fadas - Raquel Córcoles - Opinião

By Beatriz Sousa - 13:47

*Post apoiado pela Editorial Presença
Olá!!

O meu último livro lido no ano de 2018 foi o Idiotizadas: O Fim dos Contos de Fadas, escrito por Raquel Córcoles. Não tenho por hábito ler Graphic Novels, não por não gostar, mas porque simplesmente nunca procuro nas livrarias. Há uns tempos li The Complete Maus, que me surpreendeu pela positiva. Este livro é um Bestseller em Espanha, país da autora, e eu compreendo bem porquê.

Sinopse
Moderna de Pueblo cresceu a ouvir frases como «Isso não é próprio de uma senhora», «Aquela é uma p*ta» ou «O dia do teu casamento será o mais feliz da tua vida». Mas depois de se mudar para a cidade e de conhecer três raparigas descomplexadas, ela vai perceber que tudo isso não passa de idiotices, e começa a desaprender o que nunca lhe deviam ter ensinado
@suspirosdabea

O que mais me chamou a atenção nesta Graphic Novel foi o facto de apresentar as princesas da Disney de uma forma totalmente diferente da que estamos habituados. A autora tem como principal o objetivo demonstrar que a nossa vida não é um Conto de Fadas e que não nos devemos sentir mal com isso. Para além de que uma mulher pode ser independente e feliz, não necessita de ter namorado/marido, não é isso que faz com que seja mais ou menos mulher. Girl Power! Através do cómico e, por vezes, do humor negro aborda-se vários temas como o feminismo, a sexualidade, a anorexia, a bulimia, as drogas, o excesso de álcool, a gravidez e a vida em casal. Por causa de mencionar estes temas e de ter algumas imagens gráficas é aconselhado a maiores de 18 anos, no entanto eu não diria que raparigas e rapazes mais novos não o possam ler. Hoje em dia não há muito que possa chocar uma pessoa, tendo em conta que com a Internet há acesso a tudo e mais alguma coisa... mas fica ao cargo de cada um. Eu gostei muito de o ler e posso afirmar que o voltarei a ler.


Este livro apenas tem pontos altos! Conseguem ler num instante, vão rir imenso, mas também vão parar para pensar até que ponto é que a vossa vida não tem parecenças com as das personagens aqui retratadas. Vão adorar os detalhes incluídos em cada imagem, até o Instagram está retratado no capítulo da Pequena Sereia Pescada, chama-se Instamar. Sim as personagens têm estes nomes e depois vão entender  melhor porquê. Eu dei-lhe 5 estrelas no Goodreads, porque de facto está exelente.

Costumam ler Graphic Novels? Quais é que já leram?

  • Share:

Sugeridos

8 Comentários

  1. Não costumo ler GN mas fiquei de olho nesta!!!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei super curiosa com este livro. Tenho mesmo que o arranjar!

    r: Bora lá realizar esse sonho :D
    Não prometo que seja este ano, mas vou-me dedicar mais a essa concretização. Oh, tão querida

    Boa, boa *-*

    ResponderEliminar
  3. Parece bem interessante e fiquei com vontade de o ler. Vou ver se o consigo arranjar.
    Bjn e votos de um excelente 2019
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Parece-me muito interessante, não apenas por apresentar uma forma completamente alternativa aos Contos de Fadas, como ainda por ser Graphic Novel. Não costumo ler livros deste tipo mas devo confessar que este me cativou bastante :)

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, parece super interessante!! :)

    ResponderEliminar
  6. Uau! Desconhecia completamente a existência deste livro mas quero muito ler!!!

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia! Confesso que também não é um género que habitualmente procure.
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Já vi este título por aí e confesso: ando com vontade de lhe deitar a mão! Parece uma leitura leve e interessante, sabe sempre bem!

    Jiji

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.