O Terceiro Reich em 100 Objetos - Livros sobre a 2ª Guerra Mundial - Parte II

By Beatriz Sousa - 14:31

*Post apoiado pela Leya Online

Olá!

Como se lembram eu criei uma nova rubrica para o blog chamado ''Livros sobre a 2ª Guerra Mundial'' e comecei com o livro A Rapariga de Auschwitz. Ora há umas semanas a Leya Online enviou-me o livro O Terceiro Reich em 100 Objetos do Roger Moorhouse para eu ler e nem vos consigo dizer o quão contente fiquei quando ele chegou cá a casa.



Este livro é perfeito para quem tiver curiosidade sobre os artefactos relativos ao Terceiro Reich. O Roger Moorhouse selecionou 100 objetos dos mais variados temas e através deles contou histórias (verídicas, obviamente) sobre o Império de Hitler. Podemos encontrar objetos icónicos como o Mein Kampf e a Suástica e até outros que não têm nada de importante na conquista do Terceiro Reich, mas que não deixam de ser interessantes como é o caso da caixa de aguarelas que Hitler usava, ele era quase que um artista incompreendido, uma vez que nunca conseguiu entrar na Academia de Belas Artes de Viena, na Áustria. Encontramos também uma pequena caixa para batons que ele ofereceu à sua esposa, a Eva Braun.



Eu gostei mesmo muito deste livro e ao contrário dos livros ditos ''normais'', não acho que seja necessário o ler todo de uma só vez, visto que muitas coisas não passam de curiosidades que se podem ir lendo com o tempo. No entanto, não me interpretem mal no sentido em que não vale a pena ler este livro. Acho que é uma mais valia para a nossa cultura!!! Inclusive porque nos faz entender que o poder se passa sempre através de objetos, se tivermos atenção quase tudo o que define a nossa cultura se encontra em objetos (a bandeira de Portugal, Os Lusíadas, o hino não é um objeto, mas existe uma pauta, um palácio e etc.). O poder passa-se através deste ícones e é por isso que existem as  fardas, as coroas e tudo mais.


Como já entenderam eu adorei este livro e aconselho a toda a gente que tenha curiosidade sobre o Terceiro Reich e que queira aprender a história, de certa forma é uma nova versão ilustrada por 100 objetos.

  • Share:

Sugeridos

11 Comentários

  1. Muito interessante! Fiquei com muita vontade de ler! Continua com o bom trabalho, beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei bastante curiosa! Não conhecia este livro, mas parece-me mesmo interessante *-*

    ResponderEliminar
  3. r: Não podemos mesmo!
    A sério? Por acaso, gosto imenso, mas já não me lembro de andar. Pois, essa linha leva imensa gente :/

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia este livro. Sou muito curiosa acerca destes tempos, desta guerra, sobre tudo. Vou encomendar o livro. Obrigada por teres partilhado.
    (Já há um novo capítulo de "Um Oceano entre nós" no blogue. Espero que goste. Está quase no fim!)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, mas francamente não gosto nada de ler ( ou ver filmes) sobre esta época bárbara da humanidade.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. r: Vais conseguir, minha querida :D
    Por acaso, "safou-me" a releitura de março, caso contrário teria sido um mês em branco

    ResponderEliminar
  7. Fiquei com muita vontade de ler esse livro!
    Desde que vivi na Polónia - e graças a todas as visitas que fiz aos lugares mais emblemáticos relativos ao holocausto - que é uma temática que me interessa cada vez mais...

    ResponderEliminar
  8. Fiquei mesmo muito curiosa com a leitura, especialmente por ser tão interessada na 2º guerra mundial. Boa sugestão!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia, mas pelo que li acho que deve ser bem interessante! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. r: Sim, saiu o quarto! Estou em pulgas para o ver *-*
    Aconselho imenso, pelo menos, a trilogia. O quarto volume ainda não li, mas já o tenho em espera

    Acho que o teletransporte iria dar um jeito tremendo :D
    Já começou a nova temporada e o meu coração não aguenta tanto entusiasmo, porque Mentes Criminosas é uma séria fabulosa.
    Somos duas, minha querida.
    Penso exatamente o mesmo! Tem uma mensagem muito importante, mas depois pecou na abordagem. A certo momento, acho que se tornou mais vingança do que outra coisa. A segunda temporada nem vi e dificilmente o irei fazer

    Eu é que agradeço ❤

    ResponderEliminar
  11. Não são dos meus temas preferidos de ler, mas parece ser muito interessante!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.