Coração Negro - Uprooted - Naomi Novik - Opinião

By Beatriz Sousa - 19:55

* Post apoiado pela Editora Saída de Emergência

Olá!!
Este livro foi-me cedido pela Saída de Emergência e devo dizer que estava ansiosa e desejosa que chegasse a altura de o ler. Para quem não sabe este livro está a ser muito falado na Internet, nas comunidades de leitores de fantasia. Assim sendo, fiquei muito feliz quando ele chegou cá a casa, mas sem querer dar spoilers, posso dizer que fiquei desiludida.




Sinopse
Agnieszka adora a sua pacata aldeia no vale, as florestas e o rio cintilante. Mas o maléfico Bosque permanece na fronteira e a sua sombra ameaçadora paira sobre a vida da jovem.O povo depende do feiticeiro conhecido apenas por Dragão para manter os poderes de Bosque afastados. Mas o Dragão exige um terrível preço pela sua ajuda: uma jovem deve servi-lo durante dez anos, um destino quase tão terrível como perecer a Bosque.A próxima escolha aproxima-se e Agnieszka tem medo. Todos sabem que o Dragão irá levar a bela, graciosa e corajosa Kasia, tudo aquilo que Agnieszka não é, e a sua melhor amiga no mundo. E não há forma de a salvar. Mas Agnieszka teme as coisas erradas. Porque quando o Dragão chega, a sua escolha surpreende todos...

Opinião
Quando comecei a ler as primeiras cem páginas do livro eu estava a ter dificuldades em entrar na narrativas, mas até estava a gostar. A personagem principal, Agnieszka até era interessante, no entanto acredito que o desenvolvimento do mundo ficou muito aquém das minhas expectativas. Não explicou bem, porque é que a vida é assim, para além de que todo o tema da magia estava pouco desenvolvido. 

Há um detalhe na história que me tira do sério e fiquei sem entender se foi propositado ou se a autora era preguiçosa. Aconteceu múltiplas vezes!!! A Agnieszka estava a pensar sobre alguma coisa do género «O que será que tem nesta gaveta?» e a pessoa que estava à frente dela respondia, como se estivesse a ler os pensamentos dela. Ao longo da história toda nunca é dito que as pessoas podem ler os pensamentos dela, mas ela também nunca acha estranho as pessoas falarem para ela, quando ela nem disse nada. Só isto fez com que para mim o livro fosse menos bom.

O facto de ela andar sempre toda suja, desmazelada não faz sentido! Não acrescenta nada de interessante à história, nem tem nada a ver com toda a missão... simplesmente torna a leitura aborrecida, porque eu não quero descrições de como é que ela sujou a roupa.
Acho que mais que tudo fiquei desiludida, porque tinha expectativas elevadas que não foram correspondidas. Já tinha lido um livro desta autora e tinha gostado, no entanto não deixa de ser uma leitura leviana e boa para passar o tempo...

Mais informações aqui

Saída de Emergência

  • Share:

Sugeridos

5 Comentários

  1. É sempre uma angustia quando uma história nos desilude. Que pena que tenha ficado aquém das expectativas :/

    ResponderEliminar
  2. Li este livro em inglês, de nome "Uprooted" e por acaso gostei. Achei uma história extremamente esquisita do princípio ao fim, mas penso que fez parte do charme da obra. Penso que a ideia da autora passou por criar um ambiente tipo fábula, mas para adultos. Como em qualquer outra fábula ou conto, não te justificam propriamente o porquê do mundo existir, sendo esse um trabalho do leitor, em inserir-se e tirar as suas próprias conclusões. Não posso dizer que tenha sido um livro que me arrebatou completamente, até porque 90% das vezes estava a rir e a questionar o que estava a ler, mas acabei por gostar. No entanto, se houvesse um segundo livro, por exemplo, acho que perdia ainda mais a piada e não sei se o leria.

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  3. Gosto de livros de fantasia, mas confesso que nunca tinha ouvido falar deste. Pena que não achaste muito interessante. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. A sinopse até parece interessante, mas pelo visto é só isso. Não costumo ler esse tipo de livro, precisa ser de fato muito interessante para eu passar das primeiras páginas. Um abraço!

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.