A blogosfera está morta? - Opinião e discussão

By Beatriz Sousa - 21:21

Olá!

Eu sei que o título deste post está bastante agressivo, mas com ele queria obter a vossa máxima atenção e gostava que me dessem a vossa opinião. Tenho visto vários posts tanto de bloggers portuguesas, como brasileiras a referir que a Blogosfera já não é o que era, que já ninguém lê blogs (acho que é uma ideia falsa) e que fomos ultrapassados pelo Youtube.

Opinião
A meu ver, não se pode comparar estas duas plataformas (blogger e youtube), porque são muito diferentes. Uma baseia-se essencialmente em posts escritos com fotografias ou até vídeos e onde o autor ou autores dos blogs podem escolher mostrar a cara em fotografias ou pertencer ao anonimato.  Por outro lado, nos vídeos os youtubers costumam dar a cara e é verdade que é algo muito mais dinâmico e que por vezes pode tornar-se menos maçador do que um texto. Ambos podem ser usados para abordar os mais variados temas, simplesmente de forma diferente.


Acredito que o blogger tem perdido um pouco a sua "influência", porque tal como tudo o que já não é recente, vai perdendo o fator da surpresa e novidade. Vejo vários bloggers que estão a deixar de publicar posts com frequência e a dedicar-se mais ao Youtube. Atenção! Não estou a criticar, porque eu própria já cheguei a fazer alguns vídeos para o blog, porque gosto de o fazer e adoro editar, apesar de não ter quaisquer competências.
Eu sinto que no meu blog também tenho perdido visualizações e até mesmo seguidores, mas também não me tenho dedicado em força. Sei que agora com o início do meu último ano da licenciatura vou andar ausente no blog, porque nunca consegui conciliar as duas coisas e nem sempre tenho vontade de escrever. No entanto, acho que não se pode dizer que os blogs perderam o seu valor, pois não é verdade. Existem blogs que são muito bons e que continuarão a ter visualizações, aliás todos os blogs terão visualizações, comentários e seguidores desde que as pessoas continuem a escrever. Para o blogger morrer, tínhamos de todos nós deixar de publicar posts e que os nossos leitores parassem de ler. Só assim é que algo tão dramático aconteceria. Todos nós sabemos que isso está muito longe de acontecer, porque 'let's be honest' nenhum de nós vai desistir e deixar de escrever e ler.

Assim sendo, gostava que me dessem a vossa opinião. 

O que acham que se está a passar com a Blogosfera?
Acham que não é tão interessante ler e que talvez se devesse apostar no Youtube?

  • Share:

Sugeridos

8 Comentários

  1. Qualquer meio de comunicação/partilha/social tem os seus altos e baixos, faz parte. Porque há uma nova rede que nos atrai mais, porque deixamos de nos identificar com certos parâmetros, porque o nosso tempo tem que ser aproveitado para outras tarefas... Os motivos podem ser variados. E é claro que a blogosfera não passa isenta. Agora, não sinto que esteja a morrer, porque quem gostar de ler e de escrever em blogues irá continuar a fazê-lo, independentemente das ofertas que existam

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que quem visita blogs gosta de ler e por isso não deixa de o fazer. Claro que com o crescimento do YouTube pode haver bloggers que querendo experimentar e gostando se dediquem mais a ele.
    Eu continuo a preferir os blogues, e acho quem quem como eu adoro ler e escrever também sentirá o mesmo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Já não é o que era, é um facto. Infelizmente. :/

    ResponderEliminar
  4. Já fiz um post sobre o assunto (não sei se chegaste a ler), em que dei a minha opinião mais detalhada, por isso vou deixar aqui: https://www.lifeofcherry.pt/2018/07/a-blogosfera-nao-vai-morrer-nao-ser-que.html.
    Bem, em relação à minha opinião mais resumida :). Concordo contigo, não podemos comparar duas plataformas que funcionam de forma completamente diferente. E não, a blogosfera não vai morrer como muita malta anda a dizer por aí, existirão sempre pessoas que gostarão de ler.
    Há uns anos atrás, ter um blog estava muito na moda. Agora está na moda ser youtuber. Os bloggers que trocam para o youtube só porque está na moda estão a esquecer-se que, assim que deixar de ser novidade, o youtube também vai deixar de estar na moda.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Acredito que o youtube está a ganhar muito terreno, no entanto continuo a preferir blogues. Acho que depende muito de cada um.

    ResponderEliminar
  6. Percebo porque algumas pessoas acham que os blogues estão em vias de extinção, mas eu acho que isso é uma não questão. É como o rádio e as televisões e todas as novas tecnologias que seguirão. Já existem blogues há muito tempo e acho, muito sinceramente, que há espaço para todos. Quem gosta de ler e escrever em blogues não vai parar simplesmente porque o youtube está na moda. Acho que estamos num século onde conseguem existir ambas as coisas e, pensando bem, tanto uma plataforma como a outra podem-se complementar.

    ResponderEliminar
  7. Oi Bea querida

    Adorei estar aqui...
    Espero sua visita em meu blog também e se gostar siga, já estou seguindo o seu.
    E quanto ao post, eu não acho que a blogosfera esteja morta, mas infelizmente tem realmente perdido muitos adeptos, uma das causas são os constantes problemas com o blogger, eu por exemplo nesta última semana perdi todas as minhas postagens, eram mais de 1500 e tive que começar do zero. Ai a gente fica meio desanimada não é mesmo???

    Beijos
    Ani

    https://cristalssp.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Da minha parte, continuo a preferir os blogs :)

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.