Três Coroas Negras - Kendare Blake - opinião

By Beatriz Sousa - 16:08


*Post apoiado pela Porto Editora
Olá!!

O livro Três Coroas Negras de Kendare Blake tem uma premissa bastante diferente. Neste mundo fictício, quem governa são as mulheres e não os homens! A grande maioria dos livros que já li têm um mundo onde o poder do homem é muito mais do que a mulher, aliás quem está no poder é um homem (tanto em repúblicas como monarquias) e quando uma relação é abordada, a mulher é bastante submissa.

Kendare Blake estrutura o livro segundo a perspetiva de três personagens principais, ou seja, cada capítulo corresponde ao ponto de vista de uma personagem, sendo que estas são a Katharine, Arsinoe e Mirabella. Para ser honesta, demorei algum tempo até compreender a história, porque nunca tinha lido nada do género e a forma como a autora explica como as rainhas chegaram à situação onde se encontram deixa algumas dúvidas.
Sinopse
Numa ilha chamada Fennbirn existem três rainhas trigêmeas (Katharine, Arsinoe e Mirabella). Depois da sua mãe, a rainha, dar à luz as trigêmeas mantêm-se juntas até aos seis anos. Após esta idade, cada uma vai para uma família de acolhimento e estão proibidas de se verem. Elas são separadas, porque devem aperfeiçoar os seus dons, sendo que podem ser elementais (controlam os elementos), naturalistas (controlam os animais e as plantas) e envenenadoras (criam e conseguem resistir a venenos). Quando fazem dezasseis anos cada uma tem de se apresentar ao povo e exibir os seus poderes, para mostrar que é mais forte do que as suas irmãs. Agora vem a parte mais desconcertante! Após se exibirem começa o ano da ascensão, que é quando as irmãs devem entrar numa guerra sangrenta de onde apenas uma pode sair viva, a verdadeira rainha. A rainha que resta deve casar e mais tarde terá trigêmeas e todo este ciclo se repetirá…

Opinião
Eu gostei imenso deste livro, porque nunca tinha lido nada do género onde três rainhas que são irmãs têm de lutar para ver quem sobrevive. Há um aspeto que me faz bastante confusão que é o facto de a rainha x (têm de ler) ser bastante maltratada por alguns membros da família de acolhimento. É torturada continuamente, para além de que lhe fazem tortura psicológica. Não entendo, o porquê de serem tão agressivos, porque se essa rainha vencer, pode facilmente vingar-se…
Nota-se que a autora teve bastante cuidado ao procurar informações sobre plantas e venenos, uma vez que uma rainha pode ser ou não uma envenenadora. As três rainhas são muito diferentes e, por isso, têm caraterísticas muito específicas. No início e como é a primeira personagem a nos ser apresentada, eu gostei da Katharine, mas com o evoluir da história, posso dizer que a Mirabella é a minha preferida.

Ao longo do livro vão surgindo jogos de interesses a nível político e amoroso. Quem será que vai ganhar?

P.s. - Este livro tem partes violentas e gráficas, no que diz respeito às torturas que algumas delas sofrem e outros percalços, mas não deixa de ser um bom livro.

Mais informações aqui!

  • Share:

Sugeridos

8 Comentários

  1. Só conheço este livro de nome, mas fiquei bastante curiosa com a narrativa!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o livro, não é o meu género de leitura mas pelo que li aqui parece ser bom! :)

    ResponderEliminar
  3. r. Sinto que também o farei num futuro muito próximo :p
    A educação é uma arma poderosa, porque é ela que destrói tudo o que de mal pode acontecer. Infelizmente, em certos países, não dá jeito ter pessoas instruídas, porque não as podem manipular

    ResponderEliminar
  4. Acabei de publicar a minha opinião também 😄
    Adorei o livro, quero ler as continuações brevemente 😍

    ResponderEliminar
  5. Comentando após ler apenas a tua descrição, acho que não é um livro para mim, especialmente pelo facto de descreveres que é um ciclo que se repete ao longo de gerações: 3 irmãs têm de lutar até que uma saía vencedora, para que mais três irmãs nasçam e lutem até uma vencer e por aí sucessivamente... estas três irmãs vão em algum momento quebrar esse ciclo? Irei aguardar as restantes reviews à medida que fores lendo. Talvez mude de opinião e queira ler :)

    ResponderEliminar
  6. Eu confesso que ultimamente ando com preguiça para ler,estou rendida aos audiobooks

    ResponderEliminar
  7. Adorei as fotos que tiraste! O livro parece mesmo interessante, vou adicionar à minha lista

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.