Mentes Poderosas - Alexandra Bracken - Opinião

By Beatriz Sousa - 16:24

*Post apoiado pela Editorial Presença e Marcador
Olá!
Hoje trago-vos a minha opinião sobre o livro Mentes Poderosas da Alexandra Bracken que no dia 9 de agosto teve a sua estreia cinematográfica em Portugal com atores conhecidos, nomeadamente a atriz principal que faz de Rue nos Jogos da Fome! Ainda não vi o filme, mas posso dizer-vos que depois de ler o livro, o trailer inclui algumas coisas são muito diferentes.

Tentativa de ilustrar as cinco cores!

Sinopse

Quando Ruby acorda no seu décimo aniversário, algo nela mudou. Algo suficientemente alarmante para os pais a trancarem na garagem e chamarem de imediato a polícia. Um fenómeno inexplicável arrancou-a à vida que sempre conheceu e mandou-a para Thurmond, o assustador campo de reabilitação do governo destinado aos sobreviventes. Ruby não sucumbiu à doença misteriosa que aniquilou a maioria das crianças nos Estados Unidos, mas ela e os outros prisioneiros tornaram-se algo muito pior, porque desenvolveram habilidades mentais poderosas que não conseguem controlar.

Opinião

Em primeiro lugar devo dizer que este livro me surpreendeu imenso pela positiva, porque a Alexandra Bracken descreve a situação dos EUA pormenorizadamente, explica quais são as relações com os outros países e o como é que um governo pode sucumbir perante esta ‘doença’ misteriosa que devastou mais de metade das crianças dos EUA. Já li vários livros que mencionam mundos apocalípticos, mas que não descrevem tão bem as situações económicas, políticas e sociais. Aqui, vemos como o desemprego aumentou, a dívida pública dos EUA tornou-se insuportável e as pessoas viram-se obrigadas a roubar comida. Podem pensar que isto não interessa, mas são estes detalhes que tornam a história, a meu ver, real e verosímil.

O Governo criou um sistema para dividir os poderes das crianças em cinco categorias o vermelho, amarelo, laranja, azul e verde. As crianças que têm poderes são tidas como muito perigosas pelo que são afastadas dos pais e levadas como prisioneiras (literalmente amordaçadas) para ‘campos de concentração’.  Em Thurmond, vivem milhares de crianças que são obrigadas a fazer trabalhos comunitários para evitar que usem os seus poderes, se o fizerem são mortas ou severamente punidas. 

Devo dizer que este livro tem algumas descrições violentas, mas que só fazem com que este livro fique ainda melhor. Quero dizer ainda que nada é o que parece! Este livro tem imensas reviravoltas que me deixaram de boca aberta. Sempre que pensamos que alguma coisa vai correr bem, levamos um estalo. As últimas páginas deram cabo do meu coração (argh eu estou parva). Há de tudo desde de personagens que eu acho que são psicopatas a outras que são no mínimo assustadoras. Somos levados para um meio assustador onde estes miúdos são caçados tanto por seguranças, por caçadores de recompensas e outras pessoas.


Talvez spoiler, mas se já viram o trailer do filme não há problema!
A Ruby foge do campo e junta-se a mais três crianças com poderes, a Zu, o Chubs e o Liam e eles formam um grupo perfeito. Com o avançar da história apaixonamo-nos por estas personagens e vemos uma relação de amizade a ser construída. Não vos consigo dizer o quanto eu delirei com estas quatro personagens. O Chubs é super engraçado, porque é sarcástico, mas tem um coração demasiado mole. A Zu é uma menina preciosa que deve ser protegida a todo custo. O Liam é o capitão do navio e sem ele o navio afundará.

Só quero dizer que shipo a Ruby e o Liam e necessito já do segundo livro!

- [...] Há uma palavra [...] não há verdadeiramente um equivalente em inglês. É uma palavra portuguesa. Saudade. Já ouviste esta palavra alguma vez?
Abanei a cabeça. Nem conheço metade das palavras da minha própria língua.
- É uma espécie... não há uma definição perfeita para ela. É mais uma expressão de sentimento, de uma tristeza terrível. É a sensação que nos invade quando percebemos que alguma coisa está perdida para sempre e que jamais a podemos recuperar. [...] in Mentes Poderosas

Resultado de imagem para marcador editora logoMais informações aqui!

  • Share:

Sugeridos

5 Comentários

  1. Não conhecia este livro, mas fiquei mesmo curiosa!

    r: Bebi... Não, brincadeira :p efetivamente, distraída, bebi de um copo que não era o meu, mas era o da minha melhor amiga ahahah

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o livro mas pelo que li de repente lembrou em certa parte a nova temporada de American Horror Story

    ResponderEliminar
  3. Preferes ler o livro e depois ver o filme? Ou ver o filme e depois ler o livro?

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro...
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Nunca li e, sinceramente, não conhecia.

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.