As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky - Opinião

By Beatriz Sousa - 18:40

*Post apoiado pela Leya Online

Olá!

Hoje trago-vos um livro chamado As Vantagens de Ser Invisível de Stephen Chbosky. Muito provavelmente já viram a adaptação cinematográfica deste livro que saiu em 2012, ou seja, já há alguns anos. Pois bem, tenho de vos dizer que este é mais um dos casos no qual o livro é bem melhor que o filme. Porque é que digo isto? O livro é melhor, porque é composto por várias cartas que o personagem principal, o Charlie, escreve e envia. Assim sendo, acabamos por nos envolver mais e ver o progresso deste personagem, até nos emocionamos e sentimos empatia pelo Charlie.

Resultado de imagem para as vantagens de ser invisível´

Opinião

Devo dizer que o Stephen Chbosky conseguiu abordar vários temas que estão conectados com a adolescência e com toda a experiência dos jovens ao crescerem e desenvolverem-se. Estes temas envolvem o uso de drogas, o álcool, os namoros, violência no namoro, o sexo, a homossexualidade e a ansiedade. Para além de que se ainda menciona casos de abuso sexual de menores, o aborto, homofobia e suicídio. Como é óbvio não estou a defender o uso de drogas e outros, mas devemos ter em conta que não é nenhum segredo de que estes comportamentos ocorrem tanto nas escolas cá em Portugal como nos Estados Unidos da América que é onde decorre a história.   
Eu gostei mesmo deste livro. Explica que quando pensamos demasiado nas coisas, acabamos por criar uma ansiedade que é totalmente desnecessária. Para além disto, o próprio título refere que As Vantagens de Ser Invisível podem ser muitas, no entanto devemos participar nas coisas à nossa volta, ser ativos e não apenas ficarmos sentados a olhar para as outras pessoas a viverem a sua vida, a fazerem amigos e a divertir-se.  

Acho que o momento mais bonito do livro e não quero saber se é um spoiler ou algo do género é quando o Charlie a Sam e o Patrick passam pelo túnel a ouvir música e quando estão a meio do túnel a música para, porque as ondas não conseguem atingir o rádio, e vêm a saída literalmente ao fundo do túnel com as luzes da cidade. Quando se começam a aproximar, o rádio explode com a música e conseguem ver a cidade em baixo e todas as luzes das casas e da vida a pulsar por baixo deles …
O mais irónico disto tudo é que eu tenho medo de passar por túneis, mas das duas vezes que eles passam pelo túnel, estranhamente senti uma paz e uma enorme calma. Acho que finalmente senti que era infinita!


Mais do que tudo, o leitor cria uma ligação muito forte com o personagem principal e isso é uma das coisas que eu mais valorizo num livro! 



Podem encontrar mais informações sobre o livro aqui!

  • Share:

Sugeridos

3 Comentários

  1. É um dos livros que mais quero ler, mas, não sei bem porquê, tenho adiado a sua compra. Mas quero alterar isso!

    ResponderEliminar
  2. Sempre quis ler este livro, mas como cometi o erro de ver o filme, nunca o comprei. Estou à espera que o tempo me apague alguns pormenores do filme para conseguir ler este livro :)


    R. Que saudades dos livros do Tio Patinhas! Curiosamente também costumava ler no verão e principalmente na praia livros de banda desenhada :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.