Vender e comprar no OLX - Como funciona?

By Beatriz Sousa - 20:21


Olá!
Já vi várias vezes posts de pessoas que não sabiam se o OLX é um site de confiança ou como é que funciona todo o processo de venda e compra, por isso achei que seria uma boa ideia partilhar as minhas experiências. Aviso já que no OLX, apenas vendo e compro livros e nunca outro tipo de artigos. No entanto, pode-se vender e comprar tudo e mais alguma coisa!

Para quem não sabe, eu tenho uma conta no OLX há pelo menos 4 anos (não tenho a certeza, mas acho que até tenho à mais tempo). Criei a minha conta no 10º ano para comprar e vender manuais escolares. Os manuais escolares são muito caros e não acho que valha a pena comprar novos, quando podemos reutilizar e poupar imenso dinheiro. Sendo assim, posso dizer que já poupei uns bons 100 euros ou mais em manuais escolares. E tendo em conta que vendi os meus livros do 7º ano até ao 12º, também já fiz provavelmente uns 150 euros. Nunca contei, mas agora estou a fazer uma lista, para ter uma ideia de quanto já ganhei.

Livro à venda
Como é que funciona?
Como vendedora, tiro fotografias aos livros que quero vender, crio um anúncio para cada um e descrevo as caraterísticas do livro e refiro ainda se tem portes incluídos ou não. Depois é só esperar que alguém esteja interessado no livro e nos mande uma mensagem.
Como compradora é muito fácil, uma vez que é só escolher um livro e mandar uma mensagem ao vendedor a perguntar se está interessado em vender pelo preço que aparece ou até menor. Aprendam a regatear, porque não custa nada e podem conseguir baixar o preço!

Livro à venda

Como é que faço a venda e o envio?
Relembro que já faço isto há bastantes anos e sempre fiz da mesma forma. Quando alguém me quer comprar um livro, eu explico que a pessoa tem de fazer uma transferência bancária para o meu IBAN do valor do livro e que me deve enviar um comprovativo. Depois de receber, eu vou aos correios e levo o livro embrulhado em papel grosso com um fio e peço para enviar como Correio Editorial. Isto é importante, porque assim pagam menos do que se fosse como correio normal. No entanto, como o nome indica só funciona para livros. Depois de ir aos correios, envio uma fotografia do talão para a pessoa ver que enviei o livro e peço para me avisar quando este chegar.

Livro à venda

Agora vocês perguntam-me «E se a pessoa nos engana e não nos envia o livro?»
Não vou mentir porque, isso pode acontecer. Nestes anos todos, nunca tive uma situação dessas.  Se tal me acontecesse, ou se me enviassem uma coisa que não tinha comprado ia à polícia e fazia uma queixa, nem que fosse para assustar a pessoa. Creio que assim, acabaria por fazer o correto. Aliás, isto é o que já li que algumas pessoas fizeram. Apesar de o OLX mencionar que é melhor vender em mãos, nem sempre é possível. Já enviei livros para todo o país e acaba sempre por se basear na confiança que se tem nas pessoas.

Deixo-vos aqui o link do meu OLX onde podem comprar alguns livros.

  • Share:

Sugeridos

7 Comentários

  1. É bom saber como estas coisa funcionam , pode vir a dar jeito.

    ResponderEliminar
  2. Estou tentada a recorrer ao OLX, para ver se consigo encontrar os livros do Harry Potter que me faltam, mas tenho adiado, precisamente, por essa última questão. Infelizmente, há sempre quem não seja sério :/
    Obrigada por partilhares a tua experiência, deu para ficar a perceber um pouco melhor como é que funciona

    ResponderEliminar
  3. Raramente faço la la compras mas já vendi no olx e sempre correu bem

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  4. Já comprei e vendi muita coisa pelo olx :)

    ResponderEliminar
  5. r: Sinto o mesmo :/
    Sim, também é verdade, não devem ser assim tantos os casos desses (quero acreditar). A sério? Que bom :)

    ResponderEliminar
  6. Também já comprei e vendi muita coisa pelo OlX, a única situação que me chateou, foi que já tinha tudo alinhavado para a pessoa, estava a tratar do transporte, quando recebo uma mensagem a dizer: " Esqueça, já vendi ", mas isso acho que têm mais a ver com caracter do que com o site!!!

    ResponderEliminar
  7. Adoro o facto de te ter conhecido precisamente através do OLX porque quero muitoo fazer a colecção do Senhor dos Anéis :b E mal eu sabia que também tinhas um blog!

    Adorei a forma como enviaste o livro, tão mimoso e atencioso. São pequenos pormenores que fazem a diferença.
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.