Salamanca - Sair de Portugal

By Beatriz Sousa - 18:13

Olá!
Este ano saí do país pela segunda vez na minha vida. Aqui podem ver a primeira, quando fui a Bruxelas. Verdade seja dita, não fui muito longe, porque fui a Espanha, mas fiquei muito contente quando o meu pai disse que gostava de lá ir. Foi a primeira vez que ele saiu de Portugal e a minha primeira vez a ir a Espanha.
Eu só fiz uma exigência durante a viagem que era não passar pelo túnel do Marão, a minha sorte é que a minha mãe também não queria nada passar lá. Digam o que disserem, eu tenho imenso medo de passar nesse túnel ou em qualquer túnel que não demore apenas 6 segundos a passar. Fizemos um pequeno desvio para evitar o Marão e tudo correu maravilhosamente bem.

Interior da Universidade de Salamanca


Salamanca é uma cidade grande e muito bonita, fiquei lá alguns dias e pode não parecer, mas havia imensa coisa para visitar! Para quem não sabe, a Universidade de Salamanca fez 800 anos. Pois é, já imaginaram o que é ter uma Universidade com tantos anos e tanta história? Fiz uma visita guiada à Universidade e digo-vos que ela é LINDA. Apesar de adorar a minha Universidade (Porto), a de Salamanca tem toda uma história que é incrível.
Todos os dias percorríamos zonas diferentes da cidade e segundo o meu telemóvel, fizemos uma média de 11km a pé todos os dias. Como é de esperar, quando chegava ao hotel aterrava que nem um patinho. Apesar de ter apanhado imenso calor, cerca de 35 graus e de ter de beber litradas de água (a água não é grande coisa), diverti-me imenso a explorar as ruas de Salamanca. Foi toda uma aventura visitar este país vizinho.

Quais são as maiores diferenças?
Bem a língua não foi um desafio muito grande, porque havia algumas coisas parecidas. No entanto, devo dizer que grande parte dos jovens espanhóis que trabalham na restauração e nas lojas, ou fazem de conta que não entendem o que eu quero dizer, ou então não estão interessados em vender e agradar os turistas. Quer dizer, eu via imensos estrangeiros a tentar falar em inglês e não encontrei um funcionário que soubesse falar essa língua universal, uma pessoa tinha de andar a apontar para o que queria. Acho que há uma grande diferença entre Portugal e Espanha nesse sentido. Eu sei que só tive esta experiência, mas pareceu-me que nós nos esforçamos muito mais para atrair o turismo e por isso na restauração quase sempre pedem pessoas que saibam falar espanhol, francês, alemão e o inglês
é obrigatório. No caso deles, não há essa preocupação.
Em relação à comida, acho que nós comemos mais em termos de quantidades e eles não. Para além de que eles têm as tapas e para nós isso pode ser estranho, uma vez que estamos mais habituados a comer mesmo pratos de comida. No entanto, adorei o conceito das tapas, havia lá um restaurante que fazia umas sandes de morcela e queijo de cabra que era divinal. No que diz respeito aos enchidos, era tudo muito salgado, mas mesmo muito salgado. O nosso presunto é melhor...

Bem vou-vos deixar aqui algumas das fotografias que tirei.
A maior parte dos edifícios, têm estas letras pintadas a dizer o que são,
neste caso temos a Universidade de Salamanca.

Esta é a casa das conchas, que funciona como biblioteca pública.

Do lado esquerdo a universidade e do lado direito a Biblioteca.

Este edifício é o Ieronimus, é enorme e muito bonito. A fachada possui imensos
detalhes e numa das portas do lado direito, temos todos os santos
que Salamanca 'adora'.

A Livraria universitária mais bonita que já vi. Apesar de não encontrar
livros em inglês, sem ser os universitários, devo dizer
que o que não faltava era livrarias em Salamanca.

Interior do Igreja de São Estevão

Quantos animais conseguem ver neste quadro? Uma pequena dica,
representam os pecados.



Plaza Mayor de Salamanca. Há noite, mais concretamente
às 21:40 esta praça acendia as suas luzes e era mesmo bonito
toda a gente batia palmas e assobiava. 

Quando se esquecem de desligar o flash, dá nisto.

  • Share:

Sugeridos

5 Comentários

  1. Salamanca é mesmo linda! Já tive oportunidade de ir lá 3 vezes e adorei todas. Mas também sei que fiquei com muito por visitar *-*

    r: É um aconchego tão bom! É das partes mais bonitas e entusiasmantes da blogosfera

    ResponderEliminar
  2. Gostava mesmo de visitar Salamanca, parece lindíssimo *.*
    Segui o blog <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  3. Só consegui ver 6 animais :-(

    Que edifícios majestosos!!

    ResponderEliminar
  4. Já fui duas vezes a Salamanca - uma só para jantar - mas adorei cada segundo que passei na cidade. Muitos consideram que é uma cidade pequena mas eu acho que tem tanta coisa para ver! E o melhor é que os principais pontos de interesse são muito próximos e podemos confortavelmente visitar a cidade a pé.
    Mal posso esperar por voltar :) Fico feliz que tenhas gostado.

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    Gostei muito do post. Nunca fui especificamente a Salamanca mas já fui a outros locais de Espanha e confirmo: a língua é um problema. Em Portugal é quase imperativo falarmos 2/3 línguas, lá fora é uma tragédia (não só em Espanha).
    Beijinho

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.