Desafio - Viver sem lixo durante uma semana

By Beatriz Sousa - 20:03

Olá!!

Pois é quem me acompanha no Instagram sabe que eu fiquei de publicar um vídeo sobre o desafio de uma semana sem produzir lixo. No entanto, tenho andado ocupada com alguns projetos e tudo mais, pelo que achei que me seria mais fácil e talvez até mesmo para vocês se eu fizesse um post.

Então como sabem, eu tive de durante uma semana evitar ao máximo todos os produtos que viessem embalados. Digo-vos já que não foi nada fácil, aliás sempre que ia a um café ou outro estabelecimento tinha de estar muito atenta para que não viessem palhinhas ou copos de plástico ou talheres de plástico e nada de guardanapos e tudo o mais. Era muito difícil, porque às vezes eu esquecia-me e lá vinha um guardanapo ou um copo de papel, mas para vos ser honesta ninguém me fazia perguntas sobre o porquê de eu estar a exigir tanta coisa. A meu ver o mais fácil de tudo era ir à padaria. Desde pequena que quando ia com a minha avó ela levava um saco de pano, pelo que eu decidi agora fazer o mesmo e acreditem que ninguém disse nada, nem achou no mínimo estranho. Se pensarmos bem, é algo que os nossos avós faziam que faz todo o sentido e que não custa nada. Se comprarmos todos os dias pão e todos os dias nos derem um saco de papel, são 365 sacos ao ano. Para quê? Não é necessário e acho que a maior parte das pessoas nunca pensou sequer nisto.

Sucessos
  • No primeiro dia a fazer o desafio fui fazer um picnic com as minhas amigas e falhei logo à grande, mas vá a culpa não foi inteiramente minha. Quisemos comprar um pacote de batatas fritas, pelo que lá ficamos com um saco de plástico, mas para atenuar a situação levei a minha garrafa de água e assim não bebi refrigerantes. Para além de que de tarde usei uma palhinha reutilizável.
  • Ao longo da semana, fui tentando reduzir o lixo ao levar sempre na minha mochila uma garrafa de água, uma palhinha e talheres e um saco de pano. Para além disto, acabei por beber muita água ao longo da semana e batidos para não comer iogurtes nem beber leite ao lanche. Comi ainda muita fruta, porque era a forma mais fácil de evitar lixo, uma vez que as bolachas vinham embaladas em plástico.

Problemas
  • O meu grande problema foi o leite, porque eu tenho de beber sempre leite ao pequeno-almoço e apesar de já ter experimentado vários tipos de bebidas vegetais, não gosto de nenhuma. Assim sendo, não as podia fazer em casa o que acabou por resultar na utilização de pacotes de leite.
  • Num dos dias tive mesmo de ir fazer umas compras, porque ia ter uma entrevista de emprego e precisava de uma roupa específica. Esta compra resultou em etiquetas e cruzetas que não são reutilizáveis. Reparei ainda que quando fazemos compras, mesmo que evitemos o plástico, acabamos sempre por receber um talão, até quando não o queremos. Assim sendo, olá papel inútil.
Sem contar com os pacotes de leite e o de batatas fritas, este foi todo o lixo que fiz.

Recebi ainda uma encomenda da wook nessa semana, pelo que se acrescentou
um envelope de cartão.
Após tirar tudo o que fosse reciclável, foi apenas isto o que me sobrou. A meu ver
é muito bom ter produzido apenas este lixo não reciclável durante a semana.
Apesar de alguns insucessos, vou continuar a tentar reduzir o meu lixo. Não podemos ser radicais, porque isso não nos leva a lado nenhum. Temos de implementar pequenas mudanças e ao longo do tempo vamos evoluindo e melhorando. Para além disto, sinto que já tive um grande impacto na opinião das minhas amigas e da minha família ao fazer com que eles pensem na sustentabilidade e até abordem estes mesmos assuntos em conversa.

  • Share:

Sugeridos

5 Comentários

  1. Estava mesmo curiosa para ler/ver o teu feedback sobre este desafio!
    Termos esta consciência em relação ao lixo que produzimos é uma maneira de fazermos a nossa parte para melhorar o ambiente à nossa vida. Pessoalmente, acho que estiveste muito bem :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Vou tentar fazer um desafio assim, embora já seja consciente no meu dia a dia

    ResponderEliminar
  3. Já ando a fazer algumas destas coisas no meu dia a dia. Tenho que começar a fazer compras com frascos de vidro (que já me disseram que é só tirar o peso do frasco no fim) e sacos de pano em vez de plástico.

    Espero que continues no boom caminho :)

    Beijinhos,
    Dicolored Winter

    ResponderEliminar
  4. Adorei a tua iniciativa e acho que todos a devíamos tentar praticar! Mesmo assim portaste-te muito bem, parabéns :)

    ResponderEliminar
  5. É muito difícil eliminar o plástico, também já faço uns pequenos esforços para tentar pelo menos reduzir a sua utilização
    https://opequenogirassol.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.