24 de novembro de 2016

Dicas para poupar dinheiro na Faculade e na Escola

Olá, hoje trago-vos algumas dicas para fazerem umas poupanças.
  • Na maior das vezes, estes estabelecimentos têm máquinas de venda e outro tipo de tentações, logo evitem passar perto delas ou então tentem não lhes dar muita atenção.
  • No caso de terem dias em que têm de ficar a manhã e a tarde toda na faculdade levem sempre maramita. Para além de saberem que vão comer uma coisa que de facto gostam, podem decidir a quantidade e ainda sabem que vão poupar uns quantos euros. Ex: No dia anterior faço comida para o jantar a mais e depois é só aquecer.
  • Não façam gastos desnecessários! Se têm uma impressora em casa ou conhecem um local super barato então evitem imprimir coisas na escola.
  • Se usam transportes públicos então procurem os melhores trajetos e tarifas. No meu caso, os STCP fizeram um pacto com os transportes da minha cidade pelo que em vez de pagar quase 60 euros pago menos de metade, pois só uso um passe. Quem TEM ou PEDIU bolsa pode tentar pedir o desconto dos -60% ou então pode usar o desconto dos menos 25 anos.
  • Se estudas numa cidade grande como eu (Porto) evita gastar muito dinheiro nas lojas da cidade ou estar sempre a visitar cafés ou centros comerciais.
  • Estipula uma semanada e um plano de quanto podes gastar por dia, sendo que da tua semana tens sempre de poupar um x. Aponta sempre todas as tuas compras mesmo que sejam mínimas.
  • Questiona sempre as tuas compras, preciso mesmo de comprar isto, será que daqui a umas semanas vou querer voltar a usar?
Imagem de notebook, mugs, and pen
Um truque que resulta comigo é esconder as minhas poupanças, num sítio que raramente vejo, porque assim não me sinto tentada a pegar nelas. Para além disto façam um plano do género: Sempre que tiver 50 euros ponho 20 de lado (adequado ao vosso interesse, claro), pois assim têm uma meta e sabem que caso precisem têm esses supostos 30 euros, mas que os outros 20 são só em caso de SOS.

4 comentários:

  1. concordo com tudo, a parte mais difícil é evitar os cafés e restaurantes maravilhosos pois em Lisboa há um novo em todos os cantinhos ahah

    http://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu por norma sou muito poupada e ando sempre a tentar juntar dinheiro e a pô-lo de parte. Boas dicas, acho que consigo gerir as minhas poupanças muito bem até :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas! Bem sabemos que, para quem não é rico, estes tempos de faculdade podem ser bem difíceis. O truque é sabermos gerir o nosso dinheiro e poupar! Levar marmitas, evitar lanches e cafés a toda a hora fora de casa, comprar só mesmo o que é essencial e não esbanjar em nada. Claro que, uma vez por outra, toda a gente precisa de um miminho, uma saída; não tem mal! Mas saber escolher esses momentos também é importante. E mais: para quem é daquele tipo que gosta de ter tudo em papel, pode ser bastante difícil gerir o dinheiro gasto em cópias. É importante saber definir o que é mesmo preciso e o que não faz muita falta e saber os sítios mais baratos para imprimir. No Porto, eu costumava ir a uma papelaria na Areosa (que agora acho que tem também ao pé da FEP) que era incrivelmente barata e o serviço e atendimento eram excelentes!

    Live, Love, Laugh

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.