A sopa de barbatana de tubarão e as tartarugas - o porquê da sua extinção

By Beatriz Sousa - 15:06

Olá!
Eu sei que já abordei este tema anteriormente, mas verdade seja dita eu fico espantada com a crueldade que nós seres humanos conseguimos fazer. Aviso já que pode ferir susceptibilidades. Aliás, não fazia a mínima ideia que, em algumas zonas, os pescadores caçam tubarões quase que até à extinção simplesmente para lhes retirar as barbatanas e pior é que o fazem enquanto eles estão vivos. Vejam este vídeo do Gordon Ramsay!


Imagem de shark and ocean

Descobri isto há uns dias enquanto via um documentário no canal Odisseia. Fiquei parva com tamanha atrocidade! Como é que alguém tem coragem de fazer sofrer tanto um animal. É que para além de lhes cortarem as barbatanas enquanto estão vivos, depois têm a mais ridícula ideia de os atirar ainda vivos para o mar. Ainda por cima os tubarões são seres que têm de estar sempre em movimento até a dormir, ora os pobres bichos acabam por morrer em enorme agonia porque afundam e  afogam-se. Eu fiquei com uma raiva enorme ao ouvir isto. Tudo porque algures na Ásia se come imensa sopa de barbatana de tubarão que ao que parece é uma autêntica iguaria.   E vocês bem podem estar a pensar, ao menos tal coisa não acontece no Oceano Atlântico! Pois também eu pensei nisso, mas estava profundamente enganada, porque isto acontece maioritariamente aqui perante os nossos olhos. Em alguns países já foi proibido a prática de Filling como na Costa Rica ao obrigar a vender o tubarão inteiro e não só as barbatanas, no entanto na UE continua-se a praticar até porque não há qualquer tipo de vigilância e este tipo de atividades horripilantes continuam a acontecer. Pelo que pensamos afinal quem é o vilão o tubarão ou os Homens? 


«Ocupando o topo da cadeia alimentar, o predador máximo dos oceanos tem a responsabilidade de regular as populações de outras espécies do habitat marinho. Assim, quanto mais rara a ocorrência de tubarões, mais fica fácil o ecossistema entrar em colapso com os desequilíbrios entre os seres vivos do local.Também não poucas as espécies do gigante em extinção: o tubarão branco, por exemplo, é um dos mais ameaçados do mundo, principalmente pela prática do filling – atividade ilegal de retirar as barbatanas dos animais e comercializá-las.» in ciclovivo

Para além disto, as tartarugas também estão em vias de extinção por nossa culpa. Tudo porque lhes retiramos os habitats construindo em cima da praia casas e ao tornar essas mesmas praias em grandes focos de movimento populacional o que leva a que elas repensem no sítio onde vão desovar e acabem por escolher zonas perigosas. Pior do que isto é saber que algumas pessoas que acreditam ser super inteligentes roubam-lhes os ovos e depois vendem-nos em mercados dizendo que eles têm poderes afrodisíacos e mais não sei o quê acabando por quase que eliminar uma espécie. O mesmo acontece com os rinocerontes. Até parece que já não é mau saber que de 30 tartarugas pequeninas apenas 1 poderá chegar a adulta.
Bem sei que não é nossa culpa direta, mas acho que se falarmos mais sobre este tipo de assuntos talvez consigamos atingir alguém ou alguma organização que consiga mudar estes comportamentos ilícitos e tão horripilantes.

  • Share:

Sugeridos

3 Comentários

  1. Acho completamente desnecessário mas parece que o ser humano está cada vez pior...

    ResponderEliminar
  2. Cada dia que passa o ser humano vai ficando cada vez pior, isso é uma realidade infelizmente!
    Beijinhos

    https://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.