Ansiedade

By Beatriz Sousa - 17:57

Imagem de book and study

Olá!!

O dia em que sai os resultados do concurso para a Universidade está a chegar. Estou super ansiosa.
Lembrei-me que talvez alguns de vós tenham andado ou ainda andem na faculdade e talvez até me possam contar as vossas aventuras.
Por exemplo, como é que são os horários?
Que tipo de materiais comprar?
Como funcionam as aulas?

Btw potenciais universidades : FLUP ou Universidade de Aveiro ambas nos cursos de Línguas

  • Share:

Sugeridos

4 Comentários

  1. Não sei para que faculdade te candidataste mais vai correr bem!
    Na minha faculdade (a de psicologia da universidade de lisboa) os horarios variam muito, o ano passado foram manhãs livres e este ano acho que estamos com sorte (na minha opinião) e vamos ter tardes livres.. Mas as minhas amigas que estão na faculdade tinham todas dia de folga e eu nada!!
    Quanto aos materiais apesar de tudo, o essencial é sempre caderno e caneta pois nas aulas tens de tentar acompanhar o máximo possivel (no entanto há cadeiras que pedem coisas mais especificas) e na minha faculdade não existiram manuais, mas os professores ao longo do ano iam deixando IMENSAS coisas na reprografia para os alunos lerem e estudarem..
    Na faculdade onde estudo existem aulas praticas e aulas teoricas, os professores organizam-se como querem mas o básico é mesmo nas aulas teóricas dar matéria e nas aulas práticas apresentar um trabalho de grupo (e o resto das aulas assistir ao dos outros)!

    ResponderEliminar
  2. Depende muito da universidade para onde vais. Mas normalmente é assim: os horarios são ou de manha ou de tarde (tipo o 1º ano é de manha, o 2º ano é de tarde) para se deixares alguma cadeira em atraso, conseguires fazer no ano seguinte. E sim, normalmente, se chumbares a uma ou duas cadeiras, podes avançar de ano na mesma, mas no ano seguinte tens de te reinscrever as cadeiras que chumbaste. As aulas, normaalmente há 3 tipos de aula -- aula teorica, aula pratica ou de problemas, e laboratorios. Mais uma vez, isto depende do curso par aonde vais. As aulas teoricas são em anfiteatros, com montes de pessoas, as aulas praticas e os laboratorios são normalmente em turmas e salas mais pequenas -- mais ao estilo do secundário.
    Material que vais precisar: eu aconselho uma mochila, um tablet, uma agenda. E claro, um sítio onde possas tirar notas -- caderno, folhas e dossier, o que gostares mais de usar. Mas por acaso, segunda-feira vou fazer um post sobre isso! um conselho que tenho para ti é: nao deixes a materia acumlar. agora no incio, vais entrar, vai haver praxes, vai haver muitas festas, animação, saidas e outras coisas que te vão fazer andar umas duas semanas "de cabeça no ar". Mas não deixes a materia acumular! é muita coisa, e o ritmo é muito acelerado!

    Espero ter ajudado! Vais para que curso, que faculdade...? Ou melhor, para que te candidataste? :) Beijinho e boa sorte!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Depende da faculdade para onde vais, mas eu digo-te mais ao menos como funcionam as coisas na minha (FCSH - NOVA de Lisboa).
    1º: Os horários são super flexíveis, no 1º ano ou tens uma sexta ou segunda livre (lá está, varia de faculdade para faculdade, mas muitas faculdades dão um dia de folga), a partir do 2º ano és tu que fazes o teu horário e por exemplo eu não tenho aulas nem quinta nem sexta!
    2º Quanto ao material escolar depende do curso mas visto que vais para um curso de Línguas, posso dizer-te o que eu faço (estou em Comunicação) que é ter um caderno (apenas um por semestre) para as aulas e depois em casa um dossier todo bonitinho (só assim é que dá vontade de estudar) para passar as coisas a limpo todos os dias (assim não atrasas o estudo) e depois é o material normal de escrita ... Muitos colegas meus levam o PC para as aulas!
    3º Já as aulas depende mesmo muito para onde fores. Geralmente é o professor lá a falar, nós a ouvir e por vezes temos uns debates interessantes (isto no 1º ano, agora quero ver com as práticas como é)
    4º Outras coisas que te posso dizer são: vai à praxe e desiste se não gostares, não és obrigada a ficar (mas eu adorei!!); entra nas tradições académicas; não entres em pânico com a quantidade de frequências/trabalhos porque vai tudo correr bem e se não correr há sempre outras oportunidades para fazer a cadeira - não é o fim do mundo; conhece as pessoas, vais mudar de grupo mais que uma vez, mas só assim vais conhecer bem as pessoas com quem vais ter amizades para a vida

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar, a maior das sortes. Vais ver que vai tudo correr bem!
    Os horários variam muito de faculdade para faculdade. No meu caso, tanto tinha aulas só de manhã, como só tinha de tarde, ou, então, o dia todo. No meu primeiro ano, no segundo semestre, as minhas aulas acabavam quinta ao meio dia, o que era ótimo. Nos anos seguintes, por causa do estágio, deixei de ter dias livres.
    Quanto ao material, comprei o básico (caderno, folhas, capas de argolas e uma para andar sempre comigo, canetas). Depois é uma questão de veres se os professores pedem algo em específico.
    Na minha faculdade há aulas teórias, aulas práticas e aulas teórico-práticas (que são as mais frequentes). Como fiz a licenciatura em educação básica, tanto podia ter aulas no auditório, como ter nas salas normais, no ginásio, no laboratório...

    Se precisares de saber mais alguma coisa diz :)

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.