Portagens inconvenientes

By Beatriz Sousa - 12:24

Olá!
Ao longo do tempo, tenho reparado que as portagens das autoestradas portuguesas são totalmente descabidas. Por exemplo, em relação ao preço só na ida, quando vou à Amarante pago cerca de 5 euros, mas quando vou a Guimarães pago cerca de 3 euros. Isto não faz sentido nenhum, porque a Amarante está muito mais perto do local onde eu vivo do que Guimarães e mesmo assim consegue ter portagens muito mais elevadas.
Eu não entendo. Por que é se tem de pagar preços tão elevados? Isso só afasta a população das autoestradas e, consequentemente leva à crescente dificuldade de as pagar. Vamos lá ver se percebemos. Se for caro, ninguém usa. Se ninguém usar, não se consegue pagar. O suposto é as pessoas usarem bastante, certo?
Não fazia muito mais sentido tabelar os custos em 1 euro ou 2 euros? Assim, as pessoas usavam com mais frequência as autoestradas e pagava-se muito mais depressa. Na minha mente é o mais acertado. Se formos a ver temos um país com vias rápidas para dar e vender, aliás temos boas estradas, mas depois parecem abandonadas. Há certos percursos que têm pouco tráfego e, por vezes, a única razão para tal são as taxas cobradas.
Se calhar esta ideia é impossível ou muito pouco provável, não sei, mas os valores são tão impróprios que a maior parte das pessoas está a reusar as estradas nacionais. Eu pelo menos acho que o que atualmente acontece é um enorme desperdício de recursos. Provavelmente os nossos governantes estão à espera de alguém como a Angela Merkel para lhes dizer isto. Porque por vezes, nós portugueses, só mudamos quando alguém ''do exterior'' nos chama à atenção.

🌒 / boho / indie

  • Share:

Sugeridos

2 Comentários

  1. oh minha querida, infelizmente há tanta coisa mais no meio destas estórias todas....

    ResponderEliminar
  2. É mais uma coisa que não faz sentido...

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.