Dicas para organizar o blog - blogueira

By Beatriz Sousa - 17:55

Olá!
No outro dia pediram-me para falar sobre a minha organização e preparação dos posts para o blog, por isso aqui vai.
Como qualquer pessoa entende, nem sempre sei o que devo escrever, nem sempre encontro um tema suficientemente interessante para abordar. Daí a ter um caderno na minha mesa-de-cabeceira, onde aponto sempre todas as ideias que tenho, porque às vezes lembro-me de algumas coisas antes de ir dormir. Entende-se que isto ajuda imenso naquelas alturas em que temos um pico de criatividade. No fundo, pode ser um caderno qualquer. Não uso um todo xpto, cheio de marcadores e post-its e coisas do género, porque acho que fica um pouco confuso. Mas cada um faz como quer. Tenho de admitir que, por vezes até aponto no telemóvel.

Acho que também se deve planificar o número de publicações por semana ou mês, para se ter uma ideia geral e não ''sobrecarregar'' o blog. No meu caso, eu só publico dia sim, dia não, ou seja cerca de 3 vezes por semana. Se bem que pode variar e publicar 4/5 vezes Faço-o assim, porque não quero estar constantemente a publicar ou vocês acabam por se cansar. Mas é algo muito subjetivo e cada um organiza conforme as suas necessidades.

Considero importante pesquisar na Internet temas para mencionar, ver vários vídeos no Youtube, ler bastante. No fundo há que estar atualizado e procurar novas áreas para explorar.
Quanto às imagens, acho que todos os posts devem tê-las, até porque às vezes uma pessoa só lê a publicação por causa destas. Na maioria das vezes retiro as imagens do We Heart It, ou então sou eu que tiro algumas fotografias, depende do assunto. É fundamental que as imagens estejam de acordo com o tema, ou então não faz qualquer sentido.
Escrever bons títulos para os posts, porque é o que mais atrai os leitores.

  • Share:

Sugeridos

9 Comentários

  1. Acontece-me tanto ter ideias súbitas quando estou quase a domir! Gostei das tuas sugestões. :)

    ResponderEliminar
  2. O facto de criar rubricas para o meu ajuda-me até porque posso explorá-las. Ao início também só publicava dia sim dia não (às vezes até deixava mais espaço entre publicações), mas depois passei a publicar diariamente, o que aconteceu de forma gradual e sem qualquer pressão.
    O mais importante é que as pessoas publicam sobre coisas com as quais se identificam e não apenas porque fica bem, de outro modo não faz sentido.

    r: Boa, fico contente :D

    ResponderEliminar
  3. Eu não me fartava se publicasses todos os dias =P

    ResponderEliminar
  4. Haha gostei da ideia do sumário! Eu acho que ter uma publicação por dia é mais interessante, mas por exemplo várias no mesmo dia acho exagerado, a menos que já sejam blogs tipo a Pipoca mais doce que tem sempre gente a ir lá ler várias vezes por dia :p mas estas dicas são óptimas!

    ResponderEliminar
  5. Não sigo quase nada disso. Acho que depende um pouco do rumo que queres dar ao blog e porque o criaste. Por exemplo, acho que se tenho conseguido manter o blog é porque não tenho regras nem nada que me obrigue a ir ao blog. Vou e escrevo as vezes que me apetece. Pouco me interessa se tenho poucos ou muitos comentários. Em relação às imagens concordo contigo, no entanto muitas vezes não o faço.
    Mas acho que fazes muito bem em ter um blog organizado e estas dicas podem servir a muita gente. :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho de arranjar um bloco para por as ideias, antes de dormir tenho sempre várias, quando acordo já não me lembro de nenhuma xDD

    ResponderEliminar
  7. R:Talvez sim, talvez Não... Hahaha! :D

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.