Isto tira-me do sério!!!!

By Beatriz Sousa - 11:13

Olá!
Hoje venho falar-vos sobre uma coisa, muito específica, que me deixa profundamente irritada.

Estou eu a ler um livro, que por sinal é muito bom, quando começo a encontrar alguns erros ortográficos e falta de pontuação. No caso da última, por vezes ainda passa despercebida agora erros, não!
Eu juro que não entendo. Tudo bem que a pessoa que está a traduzir o livro do inglês para o português dá alguns erros, porque ao fim de um certo tempo já está baralhada. Mas, todos os livros não deveriam ter revisão? E quando têm, como é que ninguém repara? Têm medo de avisar o escritor ou quê? Eu própria já mandei um email para uma revista juvenil, extremamente conhecida, porque tinha imensos erros e tinha palavras em espanhol. Que eu saiba falamos português… Eu até fui bem educada e tudo, só que acho que eles não gostaram de ler a verdade e por isso bloquearam o meu email. Até foi um pouco indecente, visto que agora já não posso concorrer aos passatempos e ir ao cinema.
Voltando ao assunto. Supostamente depois dos livros serem traduzidos deviam ser lidos mais umas sete vezes há procura de anomalias. Contudo isso parece que é só na teoria… E aqueles que já vão na 10º edição? Ninguém nota? É impressionante!
Eu já pensei seriamente em corrigir os meus livros, mas como eu adoro que eles estejam perfeitos. Sem dobras, sem riscos nas folhas. Isentos de imperfeições. Não vou fazer uma coisa dessas.
Eu já estou chateada só de escrever este post.


Algum de vocês irrita-se com isto ou sou só eu? Não me digam que eu é que sou demasiado picuinhas...

Le eu passada dos carretos
É que está mesmo parecida comigo

  • Share:

Sugeridos

20 Comentários

  1. Nunca me aocnteceu tal coisa...é realmente mt estranho!

    ResponderEliminar
  2. Também não percebo. Acontece isso muito comigo também, andámos a gastar dinheiro e depois deparamo-nos com esse tipo de coisas --' É indecente.

    ResponderEliminar
  3. ahah és parecida com a carrie? xd
    eu não ficaria tão passada mas somos todos diferentes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela é a Carrie? Do filme de terror? Não fazia a mínima ideia xD

      Eliminar
  4. Olá Bea,

    Se há coisa que tenho algumas dificuldades em tolerar é falta de profissionalismo. Ter brio no que se faz, mesmo que 'amadoramente' é de valor!

    E vindo este tipo de coisas de uma editora, seja ela qual for, é grave. Muito grave. Não se publica um livro com erros, é mau. Denota falta de cuidado, falta de profissionalismo, e falta de respeito para com o autor, e para com os leitores!

    Querida, se fosse a ti, repetia a dose, e enviava um email para a editora em questão enumerando os erros que encontraste.

    Se te bloquearem o email (como te fizeram na revista), só mostram que não são profissionais o suficiente para assumirem um erro e corrigirem o ocorrido.

    ;)

    Good Luck!

    PS - Gosto da tua personalidade! :)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar mandar um email é que tenho muitos exemplos para lhes enviar.
      Acho que no mínimo deviam dar-me uma edição sem erros. xD
      E obrigada :D

      Eliminar
    2. Manda o email e diz-lhes isso ! :p
      Até pode ser que tenhas sorte e recebas um livro "limpinho" :D

      Bjinhs
      Z.

      Eliminar
  5. Eu também detesto!!! Erros ortográficos, a falta de "a" ou de "o" antes de alguma palavra (sim, já apanhei isso, tipo: Ela está desenhar.)
    Já é mau nos livros, e eu detesto isso, e ainda por cima ontem apanhei erros ortográficos nas legendas de um filme!
    Pois, bem, foi uma coincidência falares disso porque acho que adivinhaste os meus pensamentos das últimas semanas :D
    Bjs e desculpa a minha explosão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É horrível. Se for nas legendas de um filme online uma pessoa já não pode dizer muito porque é sempre assim. Agora se for na cinema ou na televisão...

      Eliminar
    2. Mas é que foi mesmo na televisão!

      Eliminar
  6. Ahahahah, também me irrita, admito!

    ResponderEliminar
  7. Eu compreendo-te perfeitamente, eu já li um livro que tem 3 de continuação e todos tinham imensos erros, eu até os corrigi-a, isso irrita mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Também me chateia um bocado mas, tal como tu, gosto dos meus livros perfeitinhos portanto nunca me passou pela cabeça corrigir =P Bloquearem-te o e-mail foi realmente indecente. Nem precisavam de responder mas bloquear o e-mail acho excessivo.

    R: Eu também tenho tido imensas coisas para fazer, e às vezes a vontade não é muito, mas como já comecei o programa agora quero terminar =)

    ResponderEliminar
  9. Que mau gosto bloquearem-te quando estavas a tentar ajudar (e ainda por cima a dar-lhes dinheiro, se compras a revista). Nos livros não costumo encontrar erros ortográficos (se calhar é sinal que tenho de ler mais :P).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim...
      Se eles não querem sugestões para que é que as pedem?

      Eliminar
  10. Também não gosto nada disso. Acho que tem que haver cuidado e reler bem

    ResponderEliminar
  11. Acho que nunca reparei em erros nos livros que li.

    ResponderEliminar
  12. Concordo, também detesto ver coisas escritas com erros! Mas também nunca reparei em nenhum livro que tivesse erros ortográficos.

    http://inspiremewithmoments.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Elimino comentários ofensivos.